O Google está desenvolvendo um novo software chamado “Eche SWA”. A novidade vai permitir espelhar a tela do celular direto nos Chromebooks. Nas últimas semanas, mais detalhes sobre a novidade foram vistos nas linhas de código-fonte do Chromium, navegador baseado em código aberto desenvolvido pelo Google. Trata-se de um aplicativo “capaz de transmitir conteúdo pelo protocolo WebRTC”, mesma tecnologia utilizada em outros apps de chat e chamadas de vídeo.

A gigante de buscas também pretende mostrar notificações do telefone pelo Eche, permitindo que o usuário possa ver, interagir e responder notificações pelo Chrome OS.

publicidade

Embora os portáteis do Google já executem aplicativos do Android nativamente, a novidade pode ajudar no acesso aos serviços que funcionam em um único aparelho por vez, caso de mensageiros como o Signal e aplicativos de bancos.

Ainda não foi revelado, no entanto, como o aplicativo vai funcionar. Pode ser que o recurso seja mais avançado, podendo controlar outras funcionalidades do telefone pelo Chrome OS.

publicidade

Limitado para telefones da linha Pixel

Google Pixel 3
Novidade só vai funcionar em aparelhos da linha Pixel. Imagem: Bluebox Photography/Shutterstock

O portal 9to5Google encontrou em outra linha de código, informações que apontam que o aplicativo Eche será um recurso, pelo menos de início, exclusivo para os celulares da linha Pixel. O que não surpreende, já que o Google tem lançado novos recursos para os seus aparelhos antes de liberar as novidades para outros telefones Android.

O software é uma resposta do Google para outros aplicativos como o Your Phone, software da Microsoft que também permite controlar o smartphone pelo PC, além de espelhar notificações entre o Android e o Windows 10.

publicidade

A companhia também está liberando de forma gradativa o Phone Hub, outro recurso do Chrome OS que facilita criar pontos de acesso Wi-Fi ou acessar guias abertas no smartphone pelo navegador dos Chromebooks.

Fonte: 9to5Google, Android Police