Siri é a assistente digital da Apple, presente em diversos dispositivos da empresa, como iPhones, iPads e Macs. Ela foi lançada originalmente em 2011 junto com o iPhone 4s e, desde então, tornou-se parte fundamental da experiência de uso de softwares da Apple.

Trata-se de um sistema de inteligência artificial que pode ser usado para fazer pesquisas na internet, enviar mensagens, ligar para outras pessoas e muito mais. A assistente também é capaz de responder a perguntas sobre o tempo, a localização e outras informações. O sistema de inteligência artificial da Siri também permite que ele seja usado como um assistente pessoal, ajudando as pessoas a lembrarem de compromissos e tarefas.

O que é e como funciona a Siri?

A assistente virtual da Apple é capaz de compreender e realizar funções que estejam relacionadas ao sistema operacional do celular usando o comando de voz.

A Siri ganhou grande popularidade na internet quando as pessoas começaram a utilizar não só os recursos básicos da funcionalidade. Originalmente, a ideia da assistente virtual é ser como uma amiga do usuário, que responde perguntas, conta piadas e até canta músicas improvisadas. Esses feitos ganharam o coração do público.

publicidade

A tecnologia hoje fortemente ligada a fabricante de celular foi desenvolvida em 2007 pelo instituto de pesquisa cientifica sem fins lucrativos, SRI International. O projeto teve um orçamento inicial de 8,5 milhões de dólares e foi desenvolvido por Dag Kittlaus, Cheyer Adam, Tom Gruber e Normam Winarsky.

Três anos após o desenvolvimento, a Apple adquiriu a tecnologia e a lançou em 2011, junto ao iPhone 4s com o sistema operacional IOS 5.

Logo da Siri
Siri no Mac. Créditos: Shutterstock

A assistente virtual funciona através da junção das tecnologias de IA (Inteligência Artificial), Processamento de Linguagem Natural e reconhecimento de fala. Ela é composta por uma consciência do contexto, delegação de serviço e interface que permite que o usuário digite ou mande áudio.

Em segundos, a Siri interpreta a fala do usuário, transforma em códigos, identifica padrões e palavras-chave, então determina a solicitação e busca uma resposta com base no banco de dados do telefone e em servidores online, formulando uma fala completa e coesa.

O nome Siri tem origem norueguesa e possui significado de “bela mulher que leva você à vitória”, o que diz muito sobre o intuito da ferramenta.

Como ativar a Siri no iPhone

Para configurar a Siri, basta seguir os passos abaixo:

  • Toque em Ajustes no seu iPhone;
  • Toque em Siri e Pesquisa;
  • Ative a Siri.

Como desativar a Siri

Para desativar a Siri, basta seguir os passos abaixo:

  • Toque em Ajustes no seu iPhone;
  • Toque em Siri e Pesquisa;
  • Desative a Siri.

Como configurar a Siri

Para configurar a Siri, basta seguir os passos abaixo:

  • Toque em Ajustes no seu iPhone;
  • Toque em Siri e Pesquisa;
  • Ative a Siri;
  • Toque em Configurações da Siri;
  • Ative o Modo de Reconhecimento de Voz.

Como usar a assistente digital

Para usar a assistente digital, basta segurar o botão lateral do iPhone e falar com ele. Também é possível usar a ferramenta para enviar mensagens, ligar para outras pessoas e muito mais. Para enviar uma mensagem, basta dizer “Enviar uma mensagem para [nome da pessoa]”.

A assistente também pode ser usada para fazer pesquisas na internet e responder a perguntas sobre o tempo, a localização e outras informações. Se você estiver usando o recurso pela primeira vez, talvez precise fazer algumas perguntas para ele se familiarizar com sua voz. Após alguns dias de uso, a ferramenta deve ser capaz de reconhecer sua voz com mais facilidade.

Como consertar erros

Se você estiver tendo problemas para usar a assistente, existem algumas soluções que podem ajudar:

  • Verifique se o recurso está ativado nos Ajustes;
  • Verifique se o software do iPhone está atualizado;
  • Verifique se a conexão com a internet está funcionando.

Imagem de destaque: Tada Images/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!