Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e informatizado, em que é possível encontrar de tudo na internet. Porém, muitas vezes os conteúdos na web podem ser inapropriados para algum tipo de público, como as crianças, por exemplo. Mesmo com o controle parental ativo, pode ser um desafio impedir que crianças acessem certos sites. Outro problema é que, com o endereço bloqueado, o responsável que desejar acessar o conteúdo deverá primeiro desativar as medidas de segurança antes de continuar.

Cresce o número de crianças e adolescentes que usam a internet. Créditos: valentinrussanov/iStock

Uma solução é o UrlDisabler, software gratuito de bloqueio de sites. Um dos seus pontos fortes é a possibilidade de bloquear o endereço em um navegador específico, em vez de impedir o acesso no dispositivo inteiro.

Assim, se o responsável sabe que as crianças utilizam o Chrome, por exemplo, ele bloqueia os URLs apenas no navegador do Google, podendo acessar o conteúdo livremente por outro browser. Os navegadores suportados são o Chrome, Firefox e Microsoft Edge.

Como bloquear sites em navegadores específicos

1- Baixe o software do UrlDisabler e extraia o arquivo ZIP. Depois, basta executar o programa baseando-se na arquitetura de seu computador. Não é necessário nenhuma instalação;

publicidade

2- Digite o endereço que deseja bloquear e clique no botão “+”. Caso queira remover um link da lista, basta seleciona-lo e clicar em “-“;

3- Vá em “options” e depois em “browser options” para selecionar o navegador que você deseja bloquear o URL;

4- Clique em “File” e “Apply Changes”;

5- Pronto! Para que as alterações tenham efeito, basta reiniciar o navegador. Veja a seguir o Google Chrome e o Microsoft Edge no mesmo site.

Você também pode inserir uma senha para impedir o acesso ao software. Para isso, basta ir em “options”, depois em “Password Properties” e aplicar a senha desejada.