A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou na sexta-feira (12) um vídeo com as primeiras imagens de Marte feitas pela sonda Tianwen-1. A missão inclui um orbitador, um módulo de pouso e um rover, que entraram com sucesso na órbita de Marte na última quarta-feira (10) após uma viagem de quase sete meses.

O vídeo registra o Planeta Vermelho entrando gradualmente no campo de visão da câmera, enquanto a sonda vibra levemente por causa dos motores. A asa solar e a antena direcional do veículo também são visíveis.

De acordo com a CNSA, o vídeo foi feito a partir de imagens estáticas feitas a uma taxa de 10 quadros por segundo. Câmeras capturaram imagens a cada três segundos por cerca de 30 minutos. Esses equipamentos serão utilizados em um estudo de três meses do solo e da atmosfera do planeta. A missão chinesa vai tirar fotos, mapear mapas e procurar por sinais de vida passada.

A sonda já havia enviado sua primeira imagem de Marte – uma foto em preto e branco que mostra características geológicas, incluindo regiões conhecidas dos astrônomos como a Cratera Schiaparelli e o sistema de cânions conhecido como Valles Marineris.

publicidade
A primeira foto de Marte feita pela Tianwen-1. Imagem: CNSA

Agora a sonda irá fotografar a região conhecida como Utopia Planitia, onde tentará pousar um robô explorador (rover) em maio deste ano. A China está realizando uma votação para que a população do país escolha o nome do veículo, entre 10 opções selecionadas a partir de 1,4 milhão de sugestões.

A Tianwen-1 é a quarta tentativa da China de pousar em outro corpo celeste. As três tentativas anteriores, a Chang’e-3 de 2013, a Chang’e 4 de 2018 e a Chang’e 5 de 2020, foram enviadas à Lua e tiveram sucesso.

A Chang’e 4 foi a primeira missão a pousar no lado distante (ou “lado escuro”) da Lua, e levou o rover Yutu 2, que atualmente explora a região. Já a Chang’e 5 coletou e trouxe de volta à Terra amostras do solo lunar, algo que não era feito desde 1976.

Via: Phys.org

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!