A Toyota anunciou na última semana que tem planos de lançar dois carros totalmente elétricos no mercado dos Estados Unidos até o final de 2021, além de um novo modelo híbrido.

A decisão é uma mudança nos rumos da empresa japonesa, que atualmente não possui nenhum modelo elétrico sendo comercializado por lá, tendo apenas carros híbridos e híbridos plug-in, que são os veículos com carregamento por meio de uma fonte de energia externa.

Ainda não há informações sobre que tipo de veículos elétricos a montadora colocará no mercado americano, porém, especula-se que sejam SUVs ou crossovers, já que a demanda por veículos deste tipo é a que mais cresce nos Estados Unidos, além de que eles possuem mais espaço para as baterias. Outra opção seria uma versão totalmente elétrica do Prius, o híbrido mais tradicional do mercado, ou da minivan Sienna.

Minivan Sienna, modelo da toyota, é uma das que pode ganhar versão elétrica
Minivan Sienna é uma das que pode ganhar versão elétrica – Foto: Divulgação/Toyota

Toyota é pioneira no mercado

A Toyota foi a primeira empresa automotiva do mundo a apostar em modelos híbridos produzidos em série, isso lá em 1997, com o lançamento do primeiro Prius para o mercado japonês. Porém, a montadora acabou por pisar no freio na expansão dentro deste seguimento. 

publicidade

Entre os modelos híbridos plug-in comercializados pela Toyota atualmente, estão o Prius Prime e o RAV4 Prime. Além deles, também existem os híbridos regulares, sem um sistema de carregamento por fonte externa, sendo eles versões do Corolla, Camry, Venza, Avalon, Highlander e Sienna. 

Além dos eletrificados, a montadora também possui um veículo alimentado por hidrogênio, o Mirai, que possui uma tecnologia em que o hidrogênio consumido no processo é transformado em água, sem a liberação de gases poluentes na atmosfera. Porém, o sedã é comercializado em apenas alguns estados americanos, onde já existe uma infraestrutura para abastecimento via hidrogênio. 

Via: Slash Gear 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!