Ao utilizar o seu celular no dia a dia é inevitável começar a instalar aplicativos, jogo, tirar fotos e a salvar arquivos com ele. Apesar de ser uma tarefa bem comum, se nenhuma limpeza periódica for realizada no Android, com o tempo você terá que achar meios de liberar espaço de armazenamento no celular.

Para ajudar as pessoas que estão com pouco espaço livre no Android, o Olhar Digital preparou esta matéria com 4 dicas para liberar espaço. Confira quais são elas!

4 dicas para liberar espaço no Android

Apague as fotos armazenadas localmente que foram para o Google Fotos

Por padrão, todos os celulares com o Android e que possuem os serviços do Google pré-instalados vêm com o Google Fotos instalado. Já ao configurá-lo corretamente, todas as fotos que você tira com o celular acabam tendo uma cópia na nuvem, mas não são removidas de seu celular.

publicidade
Liberar espaço no Android com o Google Fotos

Já ao abrir o Google Fotos, assim como sugere a imagem acima, você pode eliminar de seu celular de uma forma fácil todas as imagens que estão ocupando espaço no aparelho, mas que também já êm uma cópia na nuvem.

Limpe o cache do Chrome

Também de forma padrão, os celulares com o Android trazem o Google Chrome como o seu navegador de fábrica. O browser, é verdade, possui diversos recursos interessantes, mas alguns arquivos dele podem começar a pesar bastante no celular.

Limpar cache do Chrome no Android

Já o Olhar Digital mostrou no passado como é possível fazer uma limpeza do “armazenamento de sites”, que as vezes pode liberar até mais de 1 GB no aparelho. Para saber mais como ela funciona, acesse este tutorial. Esse processo, vale notar, deve ser feito periodicamente.

Utilize o Files do Google

Um aplicativo desenvolvido pelo Google, mas que nem sempre vem pré-instalado é o “Files do Google”. Com ele, você possui uma função chamada “Limpar”, que como o nome sugere, capaz de encontrar desde arquivos desnecessários até downloads praticamente esquecidos.

Liberar espaço com Files do Google

Assim como você pode ver na imagem acima, apenas removendo arquivos desnecessários do celular, 736 MB de espaço ficarão livres, o que pode ser bastante para muita gente.

Faça uma limpeza no WhatsApp

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado pelas pessoas e ter grupos nele acaba sendo bem comum. Ao fazer parte de um grupo, no entanto, você deve receber inúmeras fotos, vídeos, figurinhas e outros arquivos durante o dia.

Limpador WhatsApp

Assim, uma vez que o WhatsApp não possui uma ferramenta tão eficiente para limpeza, você se vê obrigado a recorrer a programas de terceiros. Já para ajudar a limpar o WhatsApp de forma eficiente, o Olhar Digital tem este tutorial.

Pronto! Com essas dicas, você já deve ser capaz de liberar um espaço precioso em seu celular com o Android. Agora, se você vai trocar ou vender seu celular, veja este tutorial para restaurar o aparelho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!