Os jogos e os aplicativos para o sistema Android estão cada vez mais atraentes e úteis para todo mundo, mas nem sempre é fácil ter um celular capaz de rodá-los. Já o BlueStacks 5 Beta, um emulador de Android para PCs, chegou a sua quinta versão nesta semana.

A nova versão do aplicativo, é claro, promete muitas novidades e, para ajudar, o Olhar Digital mostra o que mudou neste emulador do Android para PCs. A seguir, confira como instalar o BlueStacks 5 e quais seus principais recursos!

Importante

A nova versão do BlueStacks 5 se encontra em fase Beta, ou seja, é uma versão de testes que pode apresentar bugs e ter recursos diferentes de quando a versão final for lançada. Caso você não crie uma conta nova do Google no momento de configurar o BlueStacks, em seu celular, você receberá a mensagem que um novo dispositivo fez o acesso a sua conta.

Quais as novidades do BlueStacks 5 Beta

Os emuladores de Android para computadores, na grande maioria dos casos, requerem um hardware robusto para rodarem com uma boa velocidade. Já pensando em ajudar quem tem um PC menos potente, a nova versão do BlueStacks está usando até menos 40% de RAM do computador.

publicidade

Além da melhora destacada acima, o BlueStacks 5 também teve uma melhora mais discreta no uso da CPU. Em compensação, graças a melhorias realizadas no “Modo Eco”, as atividades multitarefa devem impactar bem menos no uso da CPU. Assim, por exemplo, você pode ter mais de um BlueStacks aberto com diferentes contas em um mesmo jogo.

Modo eco - BlueStacks

Já um dos recursos mais interessantes desta versão fica por conta do limitador de quadros por segundo para o público gamer. Antes, o BlueStacks, independentemente da taxa de atualização do seu monitor, deixava o jogo rodar na maior taxa de quadros possível e, assim, causava alguns slowdowns e engasgos indesejados.

Limitador de taxa de quadros - BlueStacks

Agora, com esse novo limitador, você pode definir a taxa de quadros em que o jogo será rodado para que a sua experiência fique mais fluída.

Como instalar BlueStacks 5 Beta

O processo para instalar esta versão nova do emulador de Android, o BlueStacks 5, é bem simples, inclusive, o procedimento para configurar o programa pela primeira vez está mais rápido. Veja:

1. Acesse esta página do BlueStacks 5 Beta no navegador de sua preferência;

2. Clique no botão indicado conforme mostra a imagem abaixo para fazer o seu download;

Como instalar BlueStacks 5 Beta - Passo 1

3. Prossiga com a instalação do programa ao clicar em “Instalar agora”. Nesta etapa não é necessário realizar nenhuma alteração e não ser que você deseje mudar o caminho de sua instalação;

Como instalar BlueStacks 5 Beta - Passo 2

4. Aguarde o novo download ser realizado;

Como instalar BlueStacks 5 Beta - Passo 3

5. Após a instalação ser finalizada, clique no ícone da “Play Store”;

Como instalar BlueStacks 5 Beta - Passo 4

6. Na nova tela, clique em “Fazer login”;

Como instalar BlueStacks 5 Beta - Passo 5

7. Entre com a sua conta do Google para que o BlueStacks possa mostrar todos seus aplicativos e jogos. Se preferir, você também pode criar uma conta nova;

Como instalar BlueStacks 5 Beta - Passo 6

8. Agora, basta usar a Google Play para realizar seus downloads.

Como instalar BlueStacks 5 Beta - Passo 7

Uma vez que um jogo ou aplicativo foi baixado, o BlueStacks os apresentará na sua interface principal. Assim, o programa funciona exatamente como se fosse um celular e deixa seus apps e jogos com um acesso fácil.

Como instalar BlueStacks 5 Beta - Passo 8

Pronto! Agora, você já sabe como usar a nova versão do BlueStacks para rodar jogos e aplicativos do Android no PC.