Um novo vídeo no canal EverythingApplePro no YouTube, publicado neste domingo, trouxe à tona um lote fresquinho de rumores sobre mudanças e novos recursos que serão incorporados ao iPhone 13. As informações no vídeo vêm de Max Weinbach, um “informante” conhecido que já vazou anteriormente vários detalhes do iPhone 12, embora nem todos tenham se concretizado.

O primeiro rumor é sobre a tela: o iPhone 13 teria um modo “always on”, que mesmo com o aparelho bloqueado mantém algumas informações, como relógio, carga da bateria e notificações, sempre visíveis.

publicidade

É algo que já existe em vários smartphones Android com telas OLED (mesma tecnologia usada no iPhone 12). Neste tipo de tela, não há uma “lâmpada” ou LED para iluminá-la por trás: cada pixel produz sua própria luz, e um pixel preto está efetivamente desligado e consumindo zero energia.

Num modo Always On a maior parte da tela é desligada, o que reduz bastante o consumo e permite que o recurso seja implementado com menor impacto sobre a autonomia da bateria.

publicidade

Para reduzir ainda mais o consumo de energia, os iPhone 13 teriam a tecnologia ProMotion, já existente em alguns modelos do iPad, que permite variar dinamicamente a taxa de atualização da tela de 1 Hz (uma vez por segundo) a 120 Hz, de acordo com o que está sendo mostrado. Quanto menor a taxa de atualização, menor o consumo de energia da tela.

Outro rumor é sobre o sistema MagSafe, que usa ímãs para prender acessórios, como um carregador sem fios ou até uma carteira, ao corpo do smartphone. Uma reclamação comum sobre a versão atual da tecnologia é que os ímãs são fracos demais, portanto no iPhone 13 eles seriam “consideravelmente mais fortes”.

publicidade

Por fim, temos dois outros rumores sobre o sistema de câmeras do iPhone 13: entre as novidades teríamos um modo de astrofotografia, capaz de detectar objetos como a Lua e ajustar a exposição automaticamente, e a capacidade de fazer vídeos em “modo retrato”, aquele efeito onde uma pessoa está em foco e todo o fundo da cena está completamente desfocado. Atualmente, este modo é limitado às fotos.

Espera-se que a Apple lance o iPhone 13 em setembro deste ano

publicidade

Fonte: MacRumors