A SpaceX vai testar mudanças no sistema de pouso de sua espaçonave, a Starship, já no próximo protótipo. O objetivo é evitar que falhas catastróficas vistas nos 2 últimos testes. Tanto a SN8 quanto SN9 decolaram e atingiram uma altitude de 12 quilômetros sem dificuldade, mas as duas explodiram no momento do pouso, embora por motivos diferentes.

Protótipos de Starship têm três propulsores Raptor, e dois deles são necessários para uma manobra chamada “Flip and Burn”, quando a espaçonave aciona dois propulsores para se reorientar na vertical e pousar suavemente. No caso da SN9, um deles não foi acionado. Com isso a espaçonave não conseguiu completar a manobra e colidiu com o solo.

publicidade

Para contornar o problema, a SpaceX trabalha em um “meio-termo”. Segundo Elon Musk, os engenheiros procuram reduzir a potência mínima dos motores. O grau de confiança do CEO da Tesla no teste é de 60%, o dobro do que tinha nos testes da SN8 e SN9.

Além da SN10, a SN11 está praticamente pronta, e os protótipos SN15 a SN18 estão em construção. Segundo Musk, o SN15 será o primeiro a ter “mudanças significativas” no projeto atual da espaçonave, estabelecido com o SN8.