O robô explorador Perseverance, construído e operado pela Nasa, vai completar nesta quinta-feira (18) uma jornada de mais de seis meses e 200 milhões de km com um pouso na cratera Jezero em Marte.

O Olhar Digital irá transmitir o pouso do Perseverance ao vivo, a partir das 16h15 desta quinta-feira, com comentário em português. Mostraremos desde os últimos preparativos da equipe aos “sete minutos de terror” que antecedem o pouso. Não perca este momento que fará parte da história da humanidade.

O principal objetivo do robô é determinar se Marte já teve, no passado, condições de abrigar vida. Sabemos que havia água líquida em sua superfície, e que a cratera Jezero era o delta de um antigo rio.

Outros locais, como a cratera Gale visitada pelo robô Curiosity, foram antigos lagos onde a composição da água, considerando a salinidade, Ph e níveis de oxigênio, era similar à dos antigos oceanos da Terra.

publicidade

Além disso, a missão vai testar equipamentos e técnicas que poderão ser úteis em uma futura missão tripulada ao planeta. Entre eles o Moxie, um instrumento que produzirá oxigênio a partir do dióxido de carbono na atmosfera marciana. Além de sustentar a vida, o gás pode ser usado para produção de água e até mesmo como combustível para foguetes.

O Perseverance e o Curiosity não serão os únicos robôs explorando a superfície marciana. Em maio deste ano os chineses esperam pousar um rover ainda sem nome que é parte da Tianwen-1, sua primeira missão ao planeta.

Se os chineses tiverem sucesso no pouso, teremos na superfície marciana três rovers e uma sonda (a InSight, que pousou em 2018). Na prática, pela primeira vez em nossa história, manteremos contato com um planeta “habitado”, ainda que totalmente por robôs construídos para satisfazer a insaciável curiosidade humana.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!