Se tudo correr como programado, a Nasa pousará o rover Perseverance na cratera Jezero, em Marte, às 17h55 (horário de Brasília) desta quinta-feira (18), evento que será transmitido ao vivo pelo Olhar Digital.

Assista:

Mas o pouso é apenas a primeira parte de um longo cronograma de exploração.

Uma vez na superfície de Marte, o rover terá uma longa lista de tarefas a cumprir, de testes iniciais de todos os seus sistemas às primeiras missões científicas. A seguir, saiba um pouco mais sobre a agenda para os 100 primeiros dias do Perseverance em Marte.

publicidade

1º ao 10º dia do Perseverance em Marte

Assim que pousar, o Perseverance irá disparar dispositivos pirotécnicos para ejetar as tampas que protegem as lentes de suas 23 câmeras e fotografar o local onde pousou usando suas câmeras frontal e traseira. As imagens serão enviadas para a Terra através dos satélites Mars Odyssey, que orbita o planeta desde 2001, e Trace Gas Orbiter (TGO), que chegou em 2016.

Segundo Jennifer Trosper, vice-gerente de projeto para a missão no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa na Califórnia, depois disso o rover irá “tirar uma soneca” até o dia seguinte para recarregar suas baterias.

Ilustração mostra como deverá ser o momento em que o rover Perseverance tocará o solo de Marte.
Ilustração de como deverá ser o momento em que o Persevrance tocará o solo de Marte. Crédito: NASA/JPL-Caltech

Ao longo dos dias seguintes, a equipe na Terra irá “determinar as funções base do veículo, como energia, aquecimento e comunicações. Se qualquer uma destas funções não estiver funcionando, o veículo pode ser colocado em risco muito rapidamente”, afirma Trosper.

O Perseverance também irá observar a posição do Sol no céu para determinar onde está a Terra e estabelecer comunicação direta, e depois fazer a checagem de outros instrumentos e sistemas. Tudo isso enquanto envia para nós mais fotos de seus arredores.

Todo esse processo deve levar cinco dias. Nos cinco dias seguintes, o rover fará a transição do software usado no pouso para o que será usado para operar na superfície de Marte. Ele também irá testar o braço robótico que será usado para coletar amostras e dar seus primeiros “passos” para testar suas seis rodas.

10º ao 60º dia

Dentro do Perseverance está o Ingenuity, um pequeno helicóptero com quatro rotores que tentará realizar o primeiro voo nos céus de outro planeta, numa demonstração tecnológica que poderá abrir o caminho para o uso de drones para reconhecimento de terreno em futuras missões humanas.

O voo do Ingenuity exigirá que a equipe encontre um local plano para a decolagem, a até 1 quilômetro do local onde o rover pousou. Com o local determinado, o Perseverance irá até lá e descarregará o Ingenuity, que está armazenado em sua “barriga”. O helicóptero será cuidadosamente baixado ao solo e receberá uma última carga de energia antes de ser desconectado do rover.

Ilustração mostra o drone Ingenuity voando sobre a paisagem Marciana.
Ilustração de como será um voo do Ingenuity em Marte. Imagem: Nasa/JPL-Caltech

Segundo Joshua Ravich, diretor de engenharia mecânica do drone no JPL, embora o processo de “desembarque” leve apenas alguns minutos, a equipe responsável irá proceder com “extrema cautela”, tirando múltiplas fotos de cada passo, o que fará com que toda a operação dure “cerca de uma semana”.

A partir daí a equipe responsável pelo Ingenuity terá 30 dias para realizar até cinco voos, cada um durando 90 segundos. Os primeiros serão curtos e em baixa altitude, mas ele gradualmente irá voar mais longe e mais alto. Ravich afirma que “o quinto voo pode ser algo tão complexo quanto decolar, voar uma certa distância, escolher de forma autônoma um local de pouso e pousar lá”.

Será possível realizar apenas um voo por dia, e o helicóptero usará painéis solares para recarregar suas baterias entre os voos. O Perseverance estará observando tudo, fazendo fotos e talvez vídeos de cada tentativa.

60º ao 100º dia

Há uma flexibilidade no cronograma para todas estas atividades, e elas podem terminar no 60º dia ou durar até o 100º, no máximo. A partir daí a primeira fase da missão do Perseverance se encerra e seu controle será passado para a equipe científica, que já terá escolhido um local para iniciar a exploração.

“Dependendo de onde pousarmos, teremos um menu de locais para escolher”, diz Katie Stack Morgan, vice-cientista do projeto Perseverance. “O que eu espero estar fazendo será planejar uma investigação científica do fundo da cratera antes de nossa investigação do delta do rio, porque a cratera pode ter rocha vulcânica, que é ótima para obter datas absolutas”, algo que serviria como uma base para a datação de futuras amostras coletadas pelo rover.

Ilustração mostra como seria a cratera Jezero há bilhões de anos. Local era um lago, onde desembocava um rio
A Nasa acredita que há bilhões de anos a cratera Jezero era um lago onde desembocava um rio, como mostrado na ilustração acima. Imagem: Nasa/JPL-Caltech

Nos dias seguintes, o Perseverance irá coletar as primeiras amostras do solo marciano, armazenando-as em tubos metálicos do tamanho de um charuto que poderão ser coletados por missões futuras e trazidos à Terra. Instrumentos como o Moxie, que irá gerar oxigênio a partir do dióxido de carbono na atmosfera; Meda, que irá analisar a dinâmica climática; e Rimfax, que irá procurar água congelada no subsolo, estarão prontos para entrar em operação.

A partir daí, começa a missão mais importante: a busca por evidências de que Marte, no passado, já abrigou formas de vida. O que será que o Perseverance irá encontrar?

Fonte: Scientic American