EnglishPortugueseSpanish

O casal brasileiro Elaine e Wagner Araújo, que está em quarentena forçada em um hotel no Reino Unido, não sabe como vai pagar a conta das diárias do estabelecimento. Ao fim dos 10 dias de isolamento, serão £ 1.750 libras (em torno de R$ 13 mil).

Eles foram alguns dos primeiros passageiros a chegar ao país após as novas normas para o retorno de residentes que viajaram para países da “lista vermelha”. Estão nesse grupo nações em que circulam variantes do novo coronavírus — entre eles, Brasil e África do Sul — ou com aumento sustentado no número de infecções, como Portugal. A quarentena não é imposta apenas a brasileiros: qualquer viajante que tiver passado por essas localidades nos 14 dias anteriores tem de aderir ao isolamento.

publicidade
Viajantes devem ficar apenas em seus quartos de hotel. Crédito: TripAdvisor/Divulgação

Elaine diz que não sabe como vai pagar a conta. “Estamos muito frustrados porque a conta vai chegar e não temos dinheiro porque não estamos trabalhando.” O casal vive no Reino Unido há mais de 20 anos e tem quatro filhos.

Os dois vieram ao Brasil em janeiro e tinham planos de ficar aqui por 15 dias. Só que o voo de volta deles foi cancelado e a companhia aérea remarcou as passagens. Com isso, eles só desembarcaram no Reino Unido no dia em que as novas regras entraram em vigor — e aí a quarentena foi aplicada aos brasileiros. 

Diárias em “prisão com cama boa

Para Araújo a sensação de estar confinado em um quarto de hotel é a mesma de ser detido. “Estamos aqui há quatro horas e já estamos loucos. O quarto é como uma prisão com uma cama boa. Você tem de jogar cartas, ler livros e dormir por 10 dias. É isso”, diz ele. “No fim, acho que nos sentiremos deprimidos”, acrescenta Elaine.

Além da estadia, a diária inclui duas refeições por dia e garrafas de água ilimitadas. Tudo é deixado na porta do quarto por funcionários do hotel. Qualquer outro pedido é adicionado à conta final, o que encarece ainda mais o isolamento.

publicidade

Os recém-chegados ao país que precisam ser isolados devem ficar apenas em seus respectivos quartos. Ou seja, eles não podem interagir nem mesmo com as pessoas com quem viajaram nem caminhar pelas dependências do hotel.

Via: BBC 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!