Desde que começaram a surgir, os relógios inteligentes foram caindo no gosto das pessoas devido as diversas pequenas atividades que eles podem facilitar durante o dia. Já uma marca de tradição que possui alguns relógios inteligentes no Brasil é a Huawei, sendo alguns destinados para quem gosta de esporte como o Huawei Watch Fit.

Este relógio vem com um sistema bem elegante e pode ser utilizado para praticamente qualquer atividade, inclusive para nadar. O Olhar Digital recebeu uma unidade do Huawei Watch Fit para testes e conta a seguir o que achou dele. Confira!

Design, acabamento e tela

O visual do Huawei Watch Fit é bem discreto, sendo que a maior parte do seu acabamento é feita de fibra de polímero durável, apesar de ele passar a impressão de ser de metal, principalmente por conta de suas bordas. De forma geral, ele acaba sendo bem leve e confortável e, mesmo sem ter usado relógios por um bom tempo, não me senti incomodado com o seu peso ou algo do tipo.

Huawei Watch Fit - Acabamento

Em relação a pulseira, pessoalmente, eu achei que a mesma é feita de um produto que aparenta ser bem resistente. Não apenas isso, um ponto positivo, é que mesmo nos dias mais quentes, ela não deixou o meu pulso com suor ou algo do tipo.

publicidade

Um ponto em que realmente o Huawei Watch Fit impressiona é na qualidade de sua tela, que conta com um display Amoled de 1,64 polegadas. De forma geral, as cores apresentadas são bem vivas e a qualidade de imagem é boa, mas é claro, não espere que ela seja igual a de um display Amoled para celulares, já que a densidade por pixels aqui é menor.

Huawei Watch Fit - Tela

Apesar desses elogios, eu ainda acho que faltaram alguns pontos de ajustes no relógio. Em um primeiro momento, até me acostumar com o Huawei Watch Fit, ele sempre ficava muito justo ou muito solto e, uns pontos a mais para regulagem da pulseira seriam bem vindos. Aqui, vale lembrar, é possível trocar a pulseira do relógio, mas não entrarei em detalhes de como fazê-lo já que não tinha nenhuma outra pulseira para colocar nele.

Já na parte de baixo da tela, está o local para conectar o cabo que carrega o Huawei Watch Fit. Aqui, justamente, fica a crítica por terem optado por um cabo proprietário, já que se você o perder, não conseguirá mais carregar seu aparelho. Não apenas isso, apesar de contar com um sistema de magnetismo, nem sempre o cabo encaixa de primeira mesmo ao estar em uma superfície plana.

Ainda em relação ao acabamento, o Huawei Watch Fit é resisente à água em até 50 metros, inclusive, sendo indicado para nadar. Infelizmente, não tive a oportunidade de realizar essa atividade com ele, mas não tive nenhum problema com o aparelho quando ele entrou em contato com a água mesmo sendo submergido.

Sistema e desempenho do Huawei Watch Fit

Assim como você já deve ter notado pelo nome e alguns de seus recursos, o Huawei Watch Fit é um relógio inteligente destinado a quem está querendo monitorar as suas atividades físicas. Para isto, ele roda o sistema Lite OS, que possui uma interface bem simples (no bom sentido) e amigável.

Já em sua tela principal, assim como na maioria dos relógios inteligentes, você sempre tem a vista o nível da bateria, quilômetros andados, calorias queimadas, frequência média dos batimentos cardíacos, hora, temperatura e número de passos dados. Além da interface padrão já cumprir bem o seu papel, o aplicativo também possui uma série de temas para que você trocar o seu visual quando julgar necessário.

Ao deslizar a tela para os lados (direita e esquerda), você também navega pelas principais funções que o Huawei Watch Fit monitora, sendo elas: frequência cardíaca, nível de estresse, tempo, controle de música sendo reproduzida no celular e resumo de suas atividades físicas do dia. Já ao deslizar a tela para cima, você tem acesso as notificações recebidas no celular, enquanto ao deslizá-la para baixo, você pode ativar o modo não perturbe, colocar o aparelho no modo de espera, localizar o seu celular e definir um alarme.

Para começar a usar o Huawei Watch Fit, antes, o usuário precisa instalar em seu celular com Android ou iOS (sistema do iPhone), o aplicativo Huawei Health. Apesar disto, muitas atividades, inclusive as caminhadas, podem ser feitas sem o seu celular estar com você, uma vez que o relógio sincronizará os dados quando a conexão for refeita.

Ao começar pela ordem em que o próprio Huawei Watch Fit adota para a sua interface, os batimentos cardíacos de quem o está utilizando são sempre monitorados e o aparelho mostra a sua média com um relatório de simples entendimento. Além de ser exibido desta forma, ao fazer a medição da saturação de oxigênio no sangue (SpO2), o Huawei Watch Fit também mostrará a frequência de seus batimentos cardíacos de uma forma mais precisa.

Huawei Watch Fit - Batimentos cardíacos

Já o monitoramento do estresse também é feito em tempo real, apesar de você também poder fazer a sua medição manualmente. Pela tela do relógio, você tem acesso a apenas um relatório básico de quanto realmente foram os níveis, enquanto no Huawei Health, o aplicativo para celulares, você tem acesso a alguns dados extras.

Huawei Watch Fit - Monitoramento de estresse

A função de monitoramento do sono não fica exposta nas “telas principais” do Huawei Watch Fit, mas funciona muito bem e de forma automática, ou seja, você não precisa avisar o aparelho quando foi dormir. Pessoalmente, o monitoramento desta função me surpreendeu de forma bem positiva, uma vez que no Huawei Health é possível conferir quando você teve um sono leve, profundo, noturno ou REM. A única parte que não me agradou foi o detector de “sonecas”, que nem sempre foi capaz de identificar todos os meus cochilos durante um fim de semana.

Já quem merece um destaque especial mesmo é a ferramenta de monitoramento de treinos do Huawei Watch Fit. No total, são aproximadamente 96 tipos de treinos diferentes que podem ser monitorados, sendo que todos mostram as principais informações que você precisa saber como o tempo decorrido, calorias queimadas e frequência cardíaca.

Huawei Watch Fit - Alguns tipo de treino

Depois de ter feito um treino, é claro, o registro dele fica guardado tanto no Huawei Watch Fit quando no Huawei Health e você pode conferir as principais informações dele posteriormente. Já mais uma função bem interessante, é que para você “não ficar parado muito tempo”, o próprio Huawei Watch Fit mostrará alguns exercícios de alongamento. Além deles, outras atividades aeróbicas, por exemplo, também contam com alguns exercícios que podem ser feitos acompanhando a tela do aparelho.

Huawei Watch Fit - Exemplo de atividade

Outra atividade bem agradável de ser realizada com o Huawei Watch Fit fica por conta das caminhadas, principalmente ao ar livre. Assim como alguns outros relógios inteligentes premium, ele conta com um GPS integrado, ou seja, você não precisa levar o seu celular junto. Em meus testes, limitados pelos tempos de pandemia, o aparelho detectou com bastante precisão os percursos que percorri com ele.

Huawei Health - Registro de caminhada

Apesar de todos elogios para estas atividades acima, o Huawei Watch Fit se mostra “básico” para outras tarefas. Por exemplo, com exceção feita para chamadas, as outras notificações não oferecem nenhuma opção de interação e sequer podem ser dispensadas na hora (é possível apenas excluir elas do histórico).

Além disso, em diversos momentos, eu recebi notificações duplicadas e o relógio perdeu o pareamento, sendo necessário reabrir o Huawei Health manualmente para restaurar a conexão. Assim como outros aparelhos mais básicos, ele também não permite a instalação de aplicativos de terceiros nele, inclusive, serviços de streaming de música podem ser controlados por ele, mas precisam estar em execução no celular.

Bateria

Na questão de autonomia, pessoalmente, o Huawei Watch Fit me agradou e precisei de aproximadamente 7 dias para ter que fazer sua recarga. Isso, é claro, ao ter realizado todas as atividades mencionadas acima.

Apesar de 7 dias não parecer muito para alguns relógios inteligentes, devo ressaltar que usei bem pouco o modo não perturbe, que desativa a função “ativar a tela ao levantar” e isso consome bastante carga. Já o seu carregamento é feito em aproximadamente uma hora.

Preço e disponibilidade do Huawei Watch Fit no Brasil

O Huawei Watch Fit foi lançado oficialmente no Brasil em dezembro de 2020 com o preço sugerido de R$ 899,00 ou R$ 809,00 a vista.

Conclusão

O Huawei Watch Fit é realmente um relógio inteligente bem interessante para quem está mais interessado em realizar atividades físicas e fazer alguns monitoramentos também em relação a sua saúde. A sua tela Amoled realmente apresenta uma ótima qualidade e o sistema acaba sendo bem responsivo.

Assim, o que talvez faça falta para as pessoas é a possibilidade de usar certos recursos sem depender do celular. Além disso, vale notar, ele também não tem NFC e isso pode ser um ponto decisivo na hora da compra das pessoas.