Quando o iOS 14 foi lançado, a Apple acabou surpreendendo muita gente com alguns recursos que os usuários de seus aparelhos já pediam faz muito tempo como os widgets. Apesar de muitas mudanças serem notadas facilmente no iOS 14, a grande verdade é que ele ainda tem outros recursos menores um pouco escondidos.

Já para ajudar você a conhecer um pouco melhor o iOS 14, o Olhar Digital preparou uma lista com 5 recursos que ficam um pouco escondidos, mas que podem melhorar a usabilidade do sistema para você. Confira quais são eles!

Os 5 melhores recursos escondidos do iOS 14

Trocar o aplicativo padrão para navegador e e-mail

O iOS sempre veio com alguns aplicativos pré-instalados como o Safari e o seu cliente de e-mail para facilitar a vida de seus usuários. Apesar de funcionarem relativamente bem, muita gente sempre preferiu aplicativos de terceiros por conta de alguns recursos exclusivos ou por assinar um serviço a parte.

App padrão - iOS 14

Já no iOS 14, finalmente, os usuários ganharam a possibilidade alterar o seu aplicativo padrão para navegar na internet e ler e-mails, assim como sugere a imagem acima.

publicidade

Saber quais dados os sites estão acessando

Nos últimos tempos, a privacidade tem sido uma preocupação constante de quase todo mundo já que cada vez mais os nossos dados acabam parando na internet. A Apple, felizmente, tem feito algumas mudanças importantes nesse sentido para passar um pouco mais de segurança aos seus usuários.

Relatório de privacidade do iOS 14 no Safari

Já ao usar o Safari para navegar na internet, ao clicar no “aA” ao lado do endereço de um site, você consegue ver um “relatório de privacidade”, mostrando tudo que o navegador bloqueou para sua segurança.

Esconder aplicativos novos da tela inicial com o iOS 14

Por padrão, ao instalar um aplicativo novo no iOS, você loja tem um atalho criado em sua tela inicial para acessá-lo rapidamente. Apesar de isto ser bem útil, nem sempre você quer todos os programas por lá e a Apple fez uma mudança positiva neste sentido com a “gaveta de aplicativos.

Esconder apps no iOS 14

Dessa forma, assim como sugere a imagem acima, você pode pedir que os novos aplicativos instalados no iOS apareçam apenas na gaveta de aplicativo sem criar atalhos desnecessários que desorganizam a sua tela inicial.

Realizar ações com dois toques

Já uma função de acessibilidade bem útil do iOS é possibilidade de realizar ações ao dar dois toques na parte traseira do celular. A nova função só está disponível para quem tem um iPhone 8 ou mais recente, mas pode ajudar as pessoas a economizarem tempo, por exemplo, para abrir a câmera do celular ou algum aplicativo.

Para saber mais como este recurso funciona, não deixe de conferir esta outra matéria do Olhar Digital.

Eliminar telas de aplicativos

Mais uma função relacionada a manter a organização que foi implementada no iOS 14 foi a possibilidade de limpar com mais facilidade as telas de aplicativos. Agora, ao tocar e segurar em um espaço vazio e ir na “barra de páginas”, assim como sugere a imagem abaixo, você pode eliminar páginas de apps facilmente.

Eliminar telas de apps

Essa são algumas das principais funções do iOS 14 que acabam ficando um pouco escondidas no sistema, mas que podem ajudar você. Caso tenha alguma sugestão com outro truque, não deixe de compartilhá-lo nos comentários!