Já temos o primeiro vídeo feito pelas câmeras do rover Perseverance!  A Nasa divulgou as imagens mostrando o momento exato em que a espaçonave pousou no solo marciano.

Em 3 minutos e 25 segundos de duração é possível acompanhar em detalhes desde a ativação dos paraquedas até o momento em que o veículo entra em contato com a superfície do planeta vermelho.

publicidade

De acordo com diretor do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e que gerencia a missão para a agência, Michael Watkins, agora finalmente temos uma visão de primeira linha para o que chamamos de ‘os sete minutos de terror’ durante o pouso em Marte”.

Muito bem equipado, o Perseverance é capaz de transmitir imagens com até 8k de resolução e em cores com as suas 23 câmeras acopladas. Não dá pra perder nenhum detalhe, não é mesmo?

publicidade

Além disso, o “robôzinho” também leva um microfone acoplado, ou seja, além das imagens inéditas, foi possível escutar a primeira gravação de áudio feita diretamente de Marte.

O principal objetivo da missão, que custou US$ 2,7 bilhões, é a busca por evidências de que organismos microbianos podem ter florescido em Marte no passado, quando o planeta era mais quente, úmido e possivelmente mais hospitaleiro à vida.