Pesquisadores do Centro de Virologia da Universidade Médica de Viena, na Áustria, descobriram uma relação entre a ausência de receptores de células exterminadoras naturais, as células NK, e a ocorrência de casos graves de Covid-19. A pesquisa foi publicada na revista científica Genetics in Medicine.

Os resultados apontam que quem foi hospitalizado com Covid-19, em geral, fica mais propenso a ter uma variação genética que causa a falta dos receptores NKG2C, que ajudam no combate de infecções virais. Os NKG2C se comunicam com as células infectadas pelo HLA-E, uma de suas estruturas de superfície. Essa interação resulta na destruição de células infectadas.

Entretanto, algumas pessoas têm uma deficiência natural desses receptores. Essa falha é decorrente de uma variação genética que é encontrada em cerca de 4% da população, que não têm os receptores, e outros 30% que têm apenas uma pequena parcela deles.

Elisabeth Puchhammer-Stöckl, líder do estudo, explica que a ausência do receptor foi particularmente prevalente em pacientes de Covid-19 em tratamento em unidades de terapia intensiva. “E isso independentemente de idade ou sexo. Variações genéticas no HLA-E da célula infectada também foram associadas à gravidade da doença, embora em menor grau”, diz.

publicidade
As células exterminadoras são importantes no combate a infecções virais. Crédito: Arquivo/UFRGS

O que são células NK?

O nome das células NK vem da sigla em inglês para Natural Killers (ou exterminadoras naturais, em tradução livre). Elas são os linfócitos necessários para que o sistema imunológico inato funcione de maneira satisfatória.

Essas células são importantes no combate a infecções virais e também na luta contra várias linhagens de células cancerígenas. Isso porque as NK têm uma atividade citotóxica que permite combater células cancerígenas sem conhecê-las previamente, diferentemente dos linfócitos T.

A descoberta da equipe de Elisabeth é importante por demonstrar a importância das células NK na luta contra a Covid-19. Além disso, elas podem ser úteis para a pesquisa de medicamentos que sejam eficazes para prevenir casos graves da doença.

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!