EnglishPortugueseSpanish

O Google Cloud e a Intel anunciaram nesta terça-feira (23) uma parceria que visa o desenvolvimento de arquiteturas em nuvem e redes 5G para o setor de telecomunicações.

A iniciativa tem como objetivo principal auxiliar teles a acelerar a mudança para 5G nativo em nuvem. A parceria engloba também a criação de laboratórios para auxiliar provedores no desenvolvimento de inovações com foco em redes 5G e soluções integradas.

publicidade

Segundo Shailesh Shukla, vice-presidente e diretor-geral de networking no Google Cloud, a parceria promove uma forma inteligente para provedores adotarem tecnologias nativas na nuvem e impulsionarem o potencial do 5G, seja como solução de conectividade, ou como plataforma de serviços de negócios para entregar aplicativos para a borda da rede.

Logomarca das empresas Google Cloud e Intel
Empresas selam parceria para ajudar teles na corrida das redes 5G. Imagem: Divulgação

“Ao ampliar nosso trabalho com a indústria de telecomunicações, ficamos felizes em como a parceria com a Intel ajudará os clientes no planejamento, testes e implantação da tecnologia e da infraestrutura necessárias para acelerar a adoção de 5G nativo em nuvem por clientes e empresas”, disse o executivo, em nota.

Para Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo e diretor geral do Network Platforms Group da Intel, à medida que provedores desenvolvem suas infraestruturas de 5G, a parceira com o Google Cloud permitirá a criação de um ecossistema cada vez mais robusto, que auxilia empresas no fornecimento de “soluções ágeis e escalonáveis para redes 5G emergentes e uso na borda”, completa.

Parceiras de longa data

A parceria estratégica da Google Cloud e a Intel é de longa data. No início de 2019, por exemplo, as empresas já haviam unido forças para trabalhar no Anthos, design baseado na segunda geração do processador escalonável da Intel, o Xeon.

O intuito era oferecer às corporações maior portabilidade de carga de trabalho para quem quisesse investir em ambientes de nuvem híbrida.

Via: Intel