A Samsung anunciou nesta terça-feira (23) o ISOCELL GN2, um novo sensor de câmera de 50 MP para smartphones. Segundo a empresa, os principais destaques do componente são o melhor desempenho do sistema de autofoco graças à tecnologia Dual Pixel Pro, além de melhorias no ajuste automático de ISO e na captura de imagens em HDR.

O ISOCELL GN2 tem tamanho de 1/1.12 polegadas e “pixels” de 1,4 micrômetros. Sob condições de baixa luz, eles podem ser combinados em um arranjo de 4 para 1 (método chamado “binning”), simulando a sensibilidade à luz de elementos de 2,8 micrômetros para captura de imagens mais brilhantes e com maior nitidez.

Apesar da resolução nativa de 50 MP, o ISOCELL GN2 pode capturar imagens com resolução de até 100 MP, usando algoritmos de “mosaico” integrados. O sensor capta três imagens individuais nas cores vermelha, verde e azul, que depois são redimensionadas e fundidas para produzir uma única imagem de 100 MP.

Segundo a fabricante, o ISOCELL GN2 é seu primeiro sensor de imagem com a tecnologia Dual Pixel Pro para foco automático por detecção de fase. Cada pixel no sensor tem dois fotodiodos, num total de 100 milhões de elementos de detecção de fase para autofoco ultrarrápido.

publicidade
Apresentação da tecnologia Dual Pixel Pro do ISOCELL GN2. Video: Samsung

Os pixels são organizados não apenas na vertical, como na tecnologia Dual Pixel dos sensores anteriores, mas também na diagonal, o que permite a resolução mais rápida do foco mesmo quando não há mudanças no padrão da imagem horizontalmente. Foco em situações de pouca luz e acompanhamento de objetos em movimento também são melhorados.

O recurso Staggered-HDR permite ampliar a faixa dinâmica da imagem, aumentando o nível de detalhes nas áreas claras e escuras da imagem, o que o torna ideal para o registro de cenas com alto contraste. A Samsung afirma que o recurso consome 24% menos energia que o modo de HDR em tempo real de sensores anteriores, o que aumenta a eficiência energética do sistema como um todo.

“Os sensores de imagem ISOCELL e suas tecnologias fizeram grandes melhorias para oferecer a qualidade e o desempenho que se esperaria de câmeras profissionais de primeira linha”, disse Duckhyun Chang, vice-presidente executivo da divisão de sensores da Samsung Electronics.

“Nosso novo ISOCELL GN2 tem a Dual Pixel Pro, uma solução inovadora de foco automático omnidirecional que aumenta a agilidade para capturar momentos à medida que eles se desenrolam. Adicione a isto o Smart ISO Pro e uma variedade de tecnologias avançadas, e as imagens produzidas pelo GN2 são mais realistas do que nunca”, afirma.

O Samsung ISOCELL GN2 já está e produção em massa. Ainda não há informações sobre quando os primeiros smartphones equipados com o componente chegarão ao mercado.

Fonte: Samsung