Alguns organismos terrestres, como fungos e bactérias, podem sobreviver por um determinado período em Marte. É o que afirma um estudo conduzido pela Nasa e pelo Centro Aeroespacial Alemão.

A experiência foi iniciada em 2019 e consistia em enviar alguns microrganismos para a estratosfera, que fica acima da camada de ozônio e tem condições muito parecidas com as do planeta vermelho.

Um recipiente de alumínio recebeu as amostras e, em seguida, foi lançado em um balão da Nasa até lá. Na estratosfera, os organismos foram submetidos a situações semelhantes às que passariam em Marte.

Por exemplo: foram expostos à radiação ultravioleta em níveis mil vezes maiores do que os que são capazes de causar queimaduras solares.

publicidade

No texto, os pesquisadores descreveram que os esporos do bolor negro sobreviveram à viagem, mas o período de vida deles em Marte seria relativamente pequeno.

O interessante é que, segundo os cientistas, esses organismos poderiam ser “ressuscitados” após serem trazidos de volta para a Terra.

Com o estudo, será possível descobrir como microrganismos associados aos humanos sobrevivem em condições marcianas.

O objetivo é entender os possíveis efeitos para a saúde dos astronautas em uma futura viagem tripulada a Marte.