A pandemia do coronavírus levou as empresas a necessidade de repensar suas estratégias digitais, colocando os profissionais de TI (tecnologia da informação) a buscarem alternativas que sanassem os problemas, mas muitas das soluções adotadas funcionam a curto prazo, precisando de reparos frequentes.

Segundo uma pesquisa da AppDynamics realizada entre dezembro e janeiro, 75% dos tecnólogos relatam que as respostas à pandemia criaram uma maior complexidade no trabalho, enquanto 83% dizem que o próprio trabalho se tornou mais difícil no último ano.

O estudo entrevistou 1.050 profissionais de TI em todo o mundo, em organizações com um faturamento de pelo menos US$ 500 milhões. Os entrevistados trabalharam em uma variedade de setores, incluindo TI, serviços financeiros, varejo, setor público, manufatura, automotivo e mídia.

Ano passado, uma pesquisa da AppDynamics apontou que 95% dos profissionais de TI afirmaram que as empresas onde atuam haviam mudado as prioridades de tecnologia durante a pandemia. Nesse mesmo estudo, cerca de 71% dos profissionais relataram que o coronavírus acelerou projetos que levariam meses ou anos para serem implementados.

publicidade

O último estudo mostra que a transformação digital em 2020 foi implementada 3 vezes mais rápido que nos anteriores e, para 89% dos profissionais entrevistados, isso causa preocupação para 2021.

Profissionais de TI relatam maior estresse depois da pandemia. Imagem: Pexels

A pressão é outro fator que tem atormentado 89% dos profissionais de TI, enquanto 84% relatam ter dificuldades para se desligar do trabalho. Esses fatos podem estar gerando problemas nas relações interpessoais dentro das empresas, já que 81% dos tecnólogos afirmam sentir maior frustação com o trabalho e outros 63% relatam aumento nos conflitos com os colegas durante 2020.

Para a maioria dos entrevistados (79%), as decisões tomadas dentro do setor de tecnologia da informação afetam diretamente o desempenho da empresa, o que pode explicar o estresse que o trabalho tem gerado.

Via: ZD Net

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!