EnglishPortugueseSpanish

O Google anunciou nesta terça-feira seis novidades no Android que vão deixar o sistema “mais seguro e conveniente”. Elas vão de recursos essenciais, como o novo leitor de tela (Talkback) e a verificação de senhas, a melhorias de “qualidade de vida”, como o agendamento de mensagens ou os novos cards no Google Assistente.

O mais interessante é que não será necessário um upgrade do sistema operacional de seu celular para usar estas novidades do Android: elas estarão disponíveis até mesmo para quem usa aparelhos com versões antigas, como o Android 6, 7 ou 9. 

publicidade

Verificação de senhas: a primeira novidade no Android é talvez a mais importante. O Google integrou ao Android (9 ou superior) um serviço chamado Password Checkup. Quando o usuário digita uma senha, o serviço verifica se ela consta em algum banco de dados de senhas vazadas na internet e alerta o usuário, recomendando uma troca de senha. É um recurso muito útil, que já existe no Google Chrome há algum tempo.

Animação mostra recurso do Android que informa se uma das senhas do usuário foi exposta em um vazamento de dados.
Android irá informar se uma de suas senhas tiver sido exposta em um vazamento de dados. Imagem: Google

Agendamento de mensagens: outra novidade no Android está no app de mensagens SMS do Google (chamado simplesmente de Mensagens), que agora permite agendar o envio. Ao compor uma mensagem, basta segurar o dedo sobre o ícone de enviar (o aviãozinho de papel) para ver um menu de agenamento. Você pode escolher uma das sugestões, ou informar uma data e hora específica. Este recurso está sendo distribuído aos poucos para quem tem o app Mensagens em aparelhos com o Android 7 ou posterior.

Leitor de tela melhorado: o Google aprimorou o Talkback, app para deficientes visuais que lê o conteúdo da tela em voz alta, com gestos mais intuitivos, menu unificado e novas opções para controle de leitura. Também há novos comandos, como “find” para encontrar uma palavra em um texto ou “increase speech rate” para acelerar a velocidade de leitura.

Assistente mais versátil: o Google Assistente ganhou novos cards que podem ser lidos mais facilmente à distância, e agora permite enviar e-mails ou consultar a agenda e contatos mesmo com a tela bloqueada. Para isso, basta ativar a opção “Resultados pessoais na tela de bloqueio” em Google Assistente / Personalização na tela de configurações do app do Google.

Modo escuro no Google Maps: o nome diz tudo. Segundo o Google esta novidade no Android estará “disponível a todos os usuários em breve“. Usuários terão a opção de fazer o app seguir o tema do sistema, ou forçá-lo a usar sempre um tema claro ou escuro.

Mapa de San Francisco no modo escuro do Google Maps, uma das novidades do Android
Mapa de San Francisco no modo escuro do Google Maps. Imagem: Google

Novidades no Android Auto: o Android Auto, versão do Android otimizada para uso como navegação e entretenimento em carros, agora suporta papéis de parede personalizados e atalhos, que permitem acesso rápido a contatos ou tarefas como ver a previsão do tempo no caminho ou ajustar o termostato.

Também há um modo de tela dividida, que permite ver o Google Maps e os controles de mídia ao mesmo tempo, e novos controles de privacidade. E para ajudar a passar o tempo há jogos como trivia e Jeopardy! integrados. Basta dizer “Hey Google, Play a Game”.

Os novos recursos do Android Auto estarão disponiveis em smartphones com o Android 6.0 ou superior conectados a um carro compatível.

Fonte: Google