Em anos recentes, vimos uma pequena onda de filmes de terror baseados em folclore e lendas urbanas locais, como ‘Slender Man: Pesadelo sem Rosto’ (2018) e ‘A Maldição da Chorona’ (2019). Essas produções são como janelas para vermos como cada cultura experimenta o que os aterroriza e como lidam com o medo. E a partir desta semana, poderemos conhecer um pouco mais do horror russo em ‘A Viúva das Sombras’.

O longa, dirigido por Ivan Minin, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (25) e conta a história de um grupo de resgate perdido nas florestas ao norte de São Petersburgo e perseguidos por uma assombração local. Minin adota o estilo “mockumentary”, com influências declaradas de ‘A Bruxa de Blair’ (1999), ‘O Regresso’ (2015) e do espanhol ‘REC’ (2007).

publicidade

“Sempre me perguntei o que uma pessoa está pronta para fazer para salvar sua vida. Fiz muitas pesquisas sobre histórias heroicas e li bastante material sobre a mitologia eslava, depois disso decidi fazer este filme”, afirma Minin. “Existem poucos filmes de gênero sobre heróis reais no cinema russo, e filmes de terror com esse tema não existem de todo”, completa.

A propaganda do filme jura que o enredo é baseado em acontecimentos reais, ocorridos na região de São Petersburgo. Pessoalmente, porém, não encontrei referências a isso – fora matérias relacionadas ao próprio filme.

publicidade

Ainda assim, a produção investiu no realismo: do elenco, só os personagens que não fazem parte da equipe de resgate são atores, o restante são paramédicos voluntários.

As filmagens começaram em 14 de outubro de 2018, mesmo dia que a história se passa e o início do inverno na tradição eslava. Elas aconteceram nas florestas pantanosas da Rússia – por vários meses, a equipe de filmagem esteve lá, longe da civilização.

publicidade

Ver um filme de terror feito por uma cultura da qual não estamos acostumados (diferente do que acontece com as obras norte-americanas) adiciona sempre uma camada a mais na experiência. Um estranhamento que aumenta o desconforto nas situações mais tensas. ‘A Viúva das Sombras’ aproveita bem o clima opressor da noite em meio a uma floresta russa para aumentar a tensão.

Na trama, Kristina (Anastasiya Gribova) é uma jornalista que está acompanhando o treinamento de uma equipe de resgate em cavernas. A operação serve de teste para Viktoria (Viktotiya Potemina), em seu primeiro dia como voluntária. Nos primeiros 15 minutos, o filme já entrega todos os pontos principais: a região é um lugar inóspito, os paramédicos são frequentemente convocados a fazer outros tipos de resgates, há um número crescente de pessoas desaparecendo na região e a lenda de uma viúva que matou o marido e foi linchada pelos moradores da vila local – e desde então assombra a floresta.

publicidade
Viktotiya Potemina, que é uma socorrista voluntária, faz sua estreia como atriz. Imagem: Central Partnership/Divulgação

Com um baixo orçamento, ‘A Viúva das Sombras’ recorre a recursos muito mais sutis para criar o clima de terror. Não há monstros grotescos ou excesso de violência, e sim um clima perpétuo de tensão (que já teria, mesmo sem a parte sobrenatural) e uma iluminação que mais esconde do que mostra. Fazendo mais com menos, o filme não deixa nada a desejar em comparação com qualquer produção hollywoodiana.

A Paris Filmes, que trouxe ‘A Viúva das Sombras’ para o Brasil, o distribuiu em duas versões, dublado e legendado. A versão exibida para a imprensa foi a legendada, mas por cima de uma edição do filme dublada em inglês. Não que essa dublagem seja de má qualidade, mas ainda assim pode soar estranha. A mim, me pareceu muito com os jogos de videogames que estamos acostumados a ouvir em inglês. Nesse caso, talvez a versão dublada em português seja uma boa pedida.