O isolamento social é a melhor maneira para evitar a contaminação pelo coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, essa maneira de prevenção gerou diversas consequências, como o fechamento de escolas em todo o mundo. Os alunos passaram para modalidade de ensino à distância, muitos desses ainda possuem dificuldade de aprender online e desconhecem as extensões do Google Chrome que podem facilitar a rotina de estudos.

A internet está presente na vida dos estudantes há muito tempo, mas nunca de uma maneira tão predominante quanto a atual. Os alunos além de pesquisar coisas, agora dependem da conexão para assistir as aulas ao vivo ou gravadas, para realizar exercícios e trabalhos, para participar de grupos de estudos e etc.

publicidade

Algumas escolas já voltaram a receber os alunos presencialmente, porém, a maior parte funciona por meio de rodízio e os alunos continuam com as aulas online. E, pensando em facilitar essa rotina de estudos, decidimos listar algumas extensões do Google Chrome que visam ajudar os estudantes. Confira!

Google Chrome
O Google Chrome é um dos navegadores mais usados no mundo. Imagem: Shutterstock

Google Dictionary

Oferecida pelo próprio Google, a plataforma exibe de maneira simples e rápida a definição das palavras, com intuito de ampliar o vocabulário do usuário e permitir o aprendizado da escrita correta das palavras.

publicidade

Para instalar a extensão, clique aqui.

StayFocusd

Muitos alunos possuem dificuldade de se concentrar estudando online, pois se distraem com outros sites, como as redes sociais. Com intuito de sanar esse problema, o StayFocusd estabele um tempo específico para o acesso a determinados sites, bloqueando o acesso após o fim do tempo estabelecido.

publicidade
A extensão do Google bloqueia sites durante um tempo determinado. Imagem: Divulgação

Para instalar a extensão, clique aqui.

Google Translate

O aplicativo do Google é extremamente conhecido, porém, a extensão para navegador é um pouco menos famosa. Através dela é possível traduzir páginas inteiras ou partes de alguns textos na web com apenas um clique. Também é possível definir a tradução automática.

publicidade

Para instalar a extensão, clique aqui.

Evernote Web Clipper

A extensão funciona como uma espécie de agenda, facilitando a organização de anotações. A plataforma permite que os usuários salvem as páginas necessárias em sua conta Evertone, facilitando a maneira como os usuários encontrem os sites ou anotações.

Para instalar a extensão, clique aqui.

Kami – PDF

Sincronizada com o Google Drive, a ferramenta permite que os usuários editem ou criem anotações personalizadas em documentos fechados que foram salvos em PDF.

A ferramenta permite edição em documentos salvos em PDF. Imagem: Divulgação

Para instalar a extensão, clique aqui.

Adblock para YouTube

Ideal para quem assiste vídeos aulas no Youtube, a ferramenta permite que os usuários bloqueiem os anúncios que aparecem na plataforma de vídeos, evitando as interrupções frequentes.

Para instalar a extensão, clique aqui.

Todoist

Famosa entre alunos que estão envolvidos em grandes projetos, como TCC (trabalho de conclusão de curso), o Todoist visa organizar as ideias desde a concepção até sua conclusão. É possível criar listas de tarefas que devem ser feitas e até salvar páginas que precisam ser acessadas.

A ferramenta permite a criação de listas de tarefa. Imagem: Divulgação

Para instalar a extensão, clique aqui.

Wunderlist

Outro aplicativo voltado para organização de tarefas, o Wunderlist permite o gerenciamento de compromissos de maneira simples e envia notificações na área de trabalho para evitar a perda de prazos.

Para instalar a extensão, clique aqui.

Pocket                      

Além do aplicativo para smartphone, a ferramenta possui uma extensão que permite o acesso a páginas da internet offline. Basta que os usuários gravem os sites que querem ler em outro momento.

Para instalar a extensão, clique aqui.

Pronto! Agora você já conhece 10 extensões do Google Chrome que podem te ajudar na organização dos estudos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Leia também: como pesquisar no Google Acadêmico