“Os Eleitos” estreou no último dia 4 de fevereiro no Disney+. Produzida pela National Geographic, a série é baseada no livro de Tom Wolfe, de 1979, e conta a história do Projeto Mercury 7, o primeiro programa espacial da história americano.

A produção relembra os tempos da Guerra Fria e a luta entre Estados Unidos e União Soviética pela soberania na exploração do espaço e mostra os primeiros dias do recém-criado Programa Espacial dos Estados Unidos.

Mas alguns fatos curiosos podem passar despercebidos pelos espectadores menos atentos, por isso, confira aqui 10 curiosidades sobre o Projeto Mercury 7 e sobre Scott Carpenter, Gordon Cooper, John Glenn, Gus Grissom, Walter Schirra, Alan Shepard e Donald Slayton.

Os astronautas Scott Carpenter, Gordon Cooper, John Glenn, Gus Grissom, Walter Schirra, Alan Shepard e Donald Slayton
Os astronautas Scott Carpenter, Gordon Cooper, John Glenn, Gus Grissom, Walter Schirra, Alan Shepard e Donald Slayton. Crédito Nasa/Arquivo

10 fatos sobre “Os Eleitos”

  1. Cada um dos astronautas do programa recebeu três trajes, um deles de treino, um outro de voo e um reserva. Ao todo, somados, eles custavam US$ 171 (cerca de R$ 957 mil) em valores atualizados. 
  1. John Glenn, um dos astronautas do programa, foi para o espaço pela última vez em 1998. Aos 77 anos de idade, Glenn foi a pessoa mais velha a sair da Terra. 
  1. Outro dos participantes do programa, Walter Schirra foi a primeira pessoa a ir ao espaço três vezes, além de ter sido o único a viajar nos programas Mercury, Gemini e Apollo da Nasa. 
  1. Gus Grissom foi escolhido como o comandante da Apollo 1, em 1967, entretanto, durante por conta de um incêndio em uma capsula espacial de treinamento, Grissom acabou morrendo. 
  1. As capsulas de voo era batizadas pelos próprios astronautas. Todas elas receberam o sufixo 7, que fazia referência à equipe. Alan Shepard chamou a sua de “Liberdade 7”, John Glenn, de “Amizade 7”, a de Scott Carpenter era a “Aurora 7”, Walter Schirra batizou a sua de “Sigma 7”, Gordon Cooper de “Fé 7” e Gus Grissom chamou sua capsula de “Sino da Liberdade 7”. 
  1. A capsula de Gus Grissom teve problemas para pousar no oceano após um coo perfeito. Com a escotilha aberta, ela começou a inundar e afundou no oceano. Grissom foi resgatado, mas a “Sino da Liberdade 7” só foi encontrada em 1999 a uma profundidade de 4.870 metros. 
  1. Dentro da capsula de Grissom, foram encontrados alguns itens pessoais do astronauta, como sua faca de emergência, sete moedas comemorativas e um bote salva-vidas. Este último, ainda funcionava. 
  1. Os cálculos necessários para que a missão fosse bem sucedida eram coordenados pela matemática, física e cientista espacial, Katherine Johnson. Ela foi vivida por Taraji P. Henson no filme “Estrelas Além do Tempo”, de 2016, e morreu em 2020 aos 101 anos. 
  1. John Glenn foi a primeira pessoa a levar uma máquina fotográfica e uma missão espacial, em 1962, e foi a primeira pessoa a tirar uma foto de parte da Terra pelo lado de fora. 
  1. A General Motors presentou os Mercury 7 com um modelo da marca à escolha deles. Na ocasião, todos eles optaram pelo Corvette. Alan Shephard, o primeiro deles a receber o carro, ganhou uma cópia customizada do esportivo. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!