Março trará bons momentos para quem gosta de observar outros planetas: nada menos do que cinco deles (Mercúrio, Júpiter, Saturno, Marte e Vênus) estarão bem visíveis no céu em vários momentos do mês. O calendário astronômico do mês também inclui uma caminhada espacial, lançamentos da SpaceX e o Equinócio de outono

Vale lembrar que todos os horários e direções indicados consideram um observador em Brasília, e podem ocorrer um pouco mais cedo ou mais tarde dependendo de sua posição no país.

Calendário astronômico de março de 2021

2 de março: lançamento de um foguete Falcon 9, da Space X, carregando mais um lote de 60 satélites Starlink na missão Starlink L-17. A decolagem está programada para as 21h53 (horário de Brasília) a partir da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

3 de março: Mercúrio atinge o ponto mais distante do Sol em sua órbita, e estará visível ao amanhecer. O planeta poderá ser visto 26º acima do horizonte, basta procurar pelo nascente e olhar um pouco acima. 

publicidade

5 de março: os astronautas Kate Rubbins (Nasa) e Soichi Noguchi (JAXA) farão uma caminhada de 6 horas e meia para esvaziar um sistema de armazenamento de amônia, substituir um transceiver de vídeo e instalar um “reforço” na porta de uma escotilha. A caminhada deve começar às 9h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no canal Nasa TV no YouTube.

Foto mostra o astronauta Gregory J. Harbaugh em uma caminhada espacial para reparo do telescópio espacial Hubble em 1997
O astronauta Gregory J. Harbaugh em uma caminhada espacial para reparo do telescópio espacial Hubble em 1997. Abaixo dele está o ônibus espacial Discovery. Imagem: Nasa / Marshall Space Flight Center

8  de março: lançamento de um foguete Falcon 9 da SpaceX com mais 60 satélites para a constelação Starlink, na missão Starlink L-20. Ele irá decolar da base aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, às 0h41(horário de Brasília). Assista ao vivo no site da SpaceX.

9 de março: conjunção entre a Lua e Saturno, ou seja, eles estarão “pertinho” no céu. Saturno estará um pouco abaixo e à esquerda da Lua a partir das 3h30 (horário de Brasília) ao leste. Por volta das 4h30 o planeta formará quase uma “linha” vertical com Júpiter e Mercúrio, que estarão logo abaixo.

10 de março: conjunção entre a Lua e Júpiter, que estará um pouco abaixo e à esquerda de nosso satélite a partir das 3h50 (horário de Brasília) na direção leste.

19 de março: conjunção entre a Lua e Marte. O planeta será o “pontinho vermelho” logo abaixo da Lua a partir do pôr do sol.

20 de março: equinócio de outono. A estação começa oficialmente no hemisfério sul às 6h37 (horário de Brasília). Hora de tirar os cobertores do armário!

28 de março: lua cheia de março, conhecida no hemisfério norte como “Full Worm Moon”. Também neste dia Vênus fará sua aparição mais brilhante no céu neste início de ano, com magnitude -3.9. Para ver o planeta, olhe para o oeste por volta das 18h (horário de Brasília). Mas não demore, já que ele irá se “pôr” a partir das 18h15.

Como se orientar

Para acompanhar nosso calendário astronômico, é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Apps como o Sky Safari são essenciais para acompanhar nosso calendário astronômico
O SkySafari usa bússola e GPS para identificar as estrelas para as quais o celular está apontando. Imagem: Simulation Curriculum

Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular e sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp., que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente. 

Fonte: Space.com