O primeiro satélite brasileiro foi colocado em órbita nas primeiras horas de domingo (28). O Amazônia 1 chegou ao espaço a bordo de um “Veículo de Lançamento de Satélites Polares”.

Mas um aspecto gerou dúvida em alguns brasileiros – o lançamento foi realizado na ilha de Sriharikota, na Índia, e não na base militar de Alcântara, no Maranhão.

E existe uma explicação relativamente simples para isso. O Brasil não tem um foguete que seja grande o suficiente para colocar o Amazônia 1 no espaço.

É preciso entender que cada foguete tem um padrão específico. O que existe por aqui, tem cerca de 19,7 metros de altura, enquanto a plataforma indiana tem 44,4 metros.

publicidade

Além do Amazônia 1, o foguete levou outros 18 satélites. Três deles serão operados por instituições de ensino da Índia, outro é parte do programa “Space Kidz India” e os 14 restantes serão operados pela empresa estatal indiana NewSpace India Limited.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, o Amazônia 1 fará imagens que vão auxiliar a fiscalização de áreas desmatadas de floresta, além de monitorar locais com maior número de nuvens.

O lançamento do primeiro satélite brasileiro foi transmitido ao vivo pelo Olhar Digital e o vídeo completo está disponível em nossas redes sociais. Após o boletim, é só acessar e conferir!