Um estudo chegou a algumas conclusões sobre o fato de reuniões virtuais serem mais cansativas que os encontros presenciais.

A pesquisa, realizada pelo Laboratório de Interação Virtual Humana, da Universidade de Stanford, traz uma análise completa sobre as razões do transtorno que foi apelidado de “fadiga do Zoom”.

De acordo com o levantamento, a primeira razão é o fato de todo mundo estar olhando para você o tempo inteiro. Em uma reunião presencial, os participantes geralmente observam quem conduz o encontro, para os slides ou até mesmo para o teto em um momento de distração.

Outro motivo de estresse seria provocado pelo usuário ver sua própria imagem durante as conferências, o que acaba provocando um “excesso de autoavaliação”.

publicidade

E mais: em uma videoconferência, é necessário apertar um botão para “levantar a mão” e aguardar até o condutor te dar a palavra. Ou seja, qualquer movimento que seria simples em uma reunião presencial, precisa ser mais exagerado em encontros virtuais.

Por fim, de acordo com o estudo, o usuário normalmente tem a sensação de prisão diante da tela e pouco se mexe ao longo das videoconferências.

Porém, além de listar os problemas, a pesquisa listou alguns gestos simples que podem ajudar a diminuir os efeitos da “fadiga do Zoom”.

Vamos a eles: evitar usar o modo tela cheia, reduzir ao mínimo a janela do aplicativo, e ficar afastado ao máximo da tela.