Um ano após o início da pandemia da Covid-19, a Apple finalmente conseguiu reabrir todas as suas lojas nos EUA pela primeira vez. Desde março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia em que vivemos, a empresa de Cupertino ordenou o fechamento de todas as Apple Stores fora do território chinês – uma medida que buscava evitar contágios pelo coronavírus (Sars-Cov-2).

Desde então, reaberturas e novos fechamentos foram vistos por toda a estrutura varejista da Apple. Até que, na última segunda-feira (1º), a Apple enfim reabriu suas últimas lojas fechadas, localizadas na cidade de Houston, no estado do Texas. Com isso, todas as 270 Apple Stores da empresa nos EUA voltaram a funcionar.

publicidade
Imagem mostra a logomarca da Apple na fachada de uma loja da empresa, com funcionários à frente medindo temperaturas de consumidores antes que estes entrem no local
Lojas da Apple nos EUA estão totalmente reabertas, ainda que medidas de restrição e distanciamento social ainda estejam em prática. Imagem: michelmond/Shutterstock

Evidentemente, a reabertura não veio sem adaptações: os EUA ainda são o maior ponto de infecção da Covid-19 no mundo, com quase 29 milhões de casos confirmados e pouco mais de 514 mil mortes, segundo o mapa elaborado pelo Google. Por isso, a Apple ainda exige que consumidores obedeçam a medidas de distanciamento físico, além de usarem máscaras a todo o tempo e promoverem a higienização das mãos na entrada das lojas, onde também serão tiradas medidas de temperatura e outros parâmetros de saúde.

Lojas brasileiras seguem fechadas

Ao longo do ano passado, a Apple se viu forçada a reabrir algumas localidades pelo mundo em formato “expresso”. Basicamente, isso significa que lojas completas acabaram tendo suas estruturas reduzidas para servirem apenas como atendimento para resgate de produtos que consumidores adquiriram online. Essas lojas também estão sendo “reconvertidas” ao seu formato original para permitirem o atendimento presencial.

Aos poucos, a Apple vai se recuperando dos efeitos da pandemia: recentemente, a empresa também abriu uma nova Apple Store na Coreia do Sul, dentro da ilha de Yeouido, na capital Seul – a segunda da cidade, segundo informam nossos parceiros do Vida Celular.

Fora dos EUA, segundo o 9to5Mac, pouco mais de 12 lojas da Apple seguem fechadas – em países incluindo França e Brasil. No México, a reabertura completa das Apple Stores está marcada para hoje (2).

Fonte: 9to5Mac, Google Covid-19 Map