A Samsung realizou nesta terça-feira (2) um evento para apresentar de seus televisores e monitores para 2021, com um destaque especial para a The Frame, a TV pouco convencional da empresa que se disfarça como um quadro de arte.

O modelo foi apresentado inicialmente em 2017 e agora foi redesenhado para se adequar às exigências de 2021, como a empresa já havia antecipado durante a CES 2021. Com a nova TV da Samsung, o painel foi afinado, com apenas 2,5 centímetros de espessura, que é compatível com a de um quadro convencional. O consumidor também tem a opção de personalizar as bordas ao redor da tela.

publicidade
Estante My Shelf se adequa à TV The Frame para se disfarçar na parede da sala. Imagem: Divulgação/Samsung

A companhia também apresentou a possibilidade de acoplar a The Frame a uma estante, que visa integrar a televisão ainda mais à decoração da sala. Chamada de My Shelf, a prateleira pode ser personalizada de acordo com a preferência do consumidor. São quatro cores disponíveis, mas apenas para os três maiores tamanhos de TV, de 55, 65 e 75 polegadas.

Também há outros tamanhos menores de tela, como 32 e 43 polegadas, que terão um diferencial em relação aos maiores. Eles poderão ser pendurados na parede na orientação vertical, como se fosse um quadro retrato. Pode parecer estranho uma TV na vertical, mas a Samsung já demonstrou com outro modelo, a Sero, que existe um público para o qual esse recurso pode ser atraente.

publicidade

O evento trouxe outras novidades sobre a The Frame. A Samsung ampliou o armazenamento interno da televisão que saiu de 500 MB para 6 GB, ampliando consideravelmente a quantidade de obras de arte que podem ser guardadas e exibidas no painel quando ele está no modo quadro. Os usuários, inclusive, parecem aprovar essa função: de acordo com a empresa, os aparelhos da linha The Frame passam, em média, mais tempo do dia exibindo pinturas do que filmes e séries.

Do ponto de vista de qualidade de imagem, no entanto, o novo modelo não tem nada de novo. A renovação é puramente estética, para quem quer uma opção mais fina. O aparelho ainda utiliza resolução 4K e a tecnologia QLED, que não contam com os benefícios do Neo QLED, tecnologia presente em outras TVs que a Samsung coloca no mercado neste ano.

publicidade

A Samsung oferece ainda uma loja de arte, com uma assinatura que permite acesso a 1.400 obras de artistas renomados que podem ser usadas para preencher a The Frame enquanto o usuário não está tentando usá-la. No Brasil, o serviço custa R$ 16 por mês. No entanto, também é possível preencher o painel com fotografias ou outras imagens próprias, o que dá ao usuário a liberdade de incluir qualquer conteúdo de sua preferência, sem a necessidade de assinar algum serviço.

Ainda não há uma previsão de quando a nova The Frame chegará ao Brasil, mas a Samsung confirma que tem planos para isso. O modelo anterior, de 55 polegadas, foi lançado no país por R$ 8.000 no ano passado, o que pode ser uma referência do que esperar para os preços de 2021.