A Índia quer uma fábrica da Tesla em seu território, e está pronta para oferecer incentivos para garantir que o custo de produção da montadora seja menor do que na China. O país quer aumentar a fabricação local de veículos elétricos, baterias e outros componentes, para reduzir as caras importações e conter a poluição em suas principais cidades.
“Em vez de montar (os carros) na Índia, eles deveriam fazer todo o produto no país, contratando fornecedores locais. Então podemos dar concessões mais altas”, disse o ministro dos transportes, Nitin Gadkari, à Reuters, sem dar detalhes sobre quais incentivos seriam oferecidos.
No início do ano, a Tesla incorporou a Energy Private Limited, uma empresa indiana de Bengaluru, capital do estado de Karnataka. Um documento oficial do governo local reforçou os rumores sobre a construção de uma fábrica no país, descrevendo entre os destaques do orçamento que a montadora abriria “uma unidade de fabricação de carros elétricos em Karnataka”.
Fontes familiarizadas com o assunto disseram que a Tesla planeja começar importando e vendendo seu sedã elétrico Model 3 na Índia. “O governo garantirá que o custo de produção da Tesla seja o mais baixo em comparação com o mundo, até mesmo a China, quando começar a fabricar seus carros na Índia. Vamos garantir isso”, disse Gadkari.
Há anos a Índia vem se esforçando para reduzir sua dependência do petróleo e seus níveis a poluição, mas a falta de investimento e infraestrutura vem minando a promoção de veículos elétricos. O primeiro-ministro Narendra Modi tem reforçado a sua ambição de eletrificar, até 2031, a frota do país que, em 2017, tornou-se o quarto maior produtor de carros do planeta.
Para impulsionar esse crescimento, o país planeja oferecer US$ 4,6 bilhões em incentivos para empresas montarem fábricas de baterias avançadas, de acordo com a Reuters. A Índia é o segundo maior país em população, com 1,39 bilhão de pessoas, mas apenas o quinto em consumo de automóveis, atrás da China, Estados Unidos, União Europeia e Japão. Dos 2,4 milhões de carros vendidos no país no ano passado, apenas 5 mil eram elétricos.
Em contraste, a China, onde a Tesla já fabrica carros, vendeu 1,25 milhão de veículos elétricos, e foi responsável por mais de um terço das vendas globais da montadora comandada por Elon Musk.
Via: Reuters