Um mês após seu lançamento na Steam, e ainda em acesso antecipado, ‘Valheim’ já vendeu mais de cinco milhões de cópias digitais. O game de sobrevivência multijogador está entre os cinco mais jogados da história da plataforma, com um pico de 500 mil jogadores simultâneos na semana passada.

E o mais incrível dessa história: ‘Valheim’ foi feito por uma equipe de apenas cinco pessoas. Richard Svensson, CEO da Iron Gate Studio e criador do jogo, conta que o objetivo inicial era apenas cobrir os custos de desenvolvimento. Na loja brasileira, ‘Valheim’ custa R$ 37,99.

‘Valheim’ coloca até dez jogadores em um cenário inspirado pela mitologia viking, com o objetivo de sobreviver e alcançar Asgard. Para isso, os personagens terão que explorar cooperativamente o purgatório nórdico, recolhendo recursos, construindo e lutando. Na Steam, só ‘Dota 2’ e ‘Counter-Strike’ são mais populares do que o título da Iron Gate Studio.

O sucesso do jogo também se reflete no streaming. ‘Valheim’ atualmente é o sétimo jogo mais assistido no Twitch, à frente de ‘CS: GO’, ‘Dota 2’, ‘Minecraft’ e ‘Rust’. Foram mais de 35 milhões de horas de jogo transmitidas desde o lançamento.

publicidade

Desenvolvido no Linux, o jogo começou como um projeto de um único homem, Svensson, em 2018. A equipe foi expandida para cinco membros em 2020. A publisher Coffee Stain abraçou a ideia em 2019 e entrou como editora.  A empresa já tinha lançado jogos como ‘Goat Simulator’ e ‘Satisfactory’, antes de abrir uma divisão para distribuição de terceiros.

A Iron Gate Studio já revelou um roteiro de acesso antecipado dinâmico, prometendo novos biomas, novos inimigos, melhorias para o combate, navios e muito mais para ‘Valheim’ pelos próximos meses.

O sucesso posiciona ‘Valheim’ ao lado de jogos populares do ano passado como ‘Fall Guys‘ e ‘Among Us’. Este último atingiu um pico de 1,5 milhão de jogadores em setembro passado – mesmo tendo sido lançado em 2018.