As empresas brasileiras estão indo cada vez mais além da experimentação, movendo cargas de trabalho críticas aos ambientes de nuvem híbrida para gerar maior competitividade e agilidade nos negócios. Isto é o que revela uma pesquisa realizada pela IDC a pedido da IBM e publicada no fim do ano passado.

O estudo contou com a participação de 143 empresas de grande porte no Brasil e buscou entender como as companhias usam diferentes modelos de infraestrutura de TI para gerar valor e inovação. Atualmente, 33% das empresas entrevistadas já integram ambientes de nuvem de distintos tipos e provedores, em uma abordagem de nuvem híbrida.

Outras 17% apontam que planejam fazer isso nos próximos 12 meses, com grande foco em aprimorar a modernização e mobilidade de aplicações. E para ajudar equipes de dados e de TI das empresas a acompanhar a implementação dessas tecnologias, a IBM está realizando, nos dias 16 e 17 de março, a 4º edição do IBM Talk’n’Labs, um evento gratuito para líderes e profissionais de tecnologia.

O evento é dividido em duas trilhas, e a primeira, no dia 16, é justamente voltada para tecnologias de cloud computing, como cloud híbrida, kubernetes, serverless, infraestrutura, public cloud e mais. As palestras acontecem pela manhã, das 9h às 12h30, com a possibilidade de interação com especialistas em temáticas diversas e networking entre participantes. E aqueles que alcançarem os objetivos pré-estabelecidos ganharão Badges oficiais da Open Badge Brazil.

“Hoje os negócios estão se tornando digitais. As empresas estão sendo demandadas como nunca, reinventando a maneira de fazer negócios e criando novas experiências. A estratégia de nuvem híbrida se tornou essencial por permitir um alto nível de escalabilidade, resiliência e performance com segurança”, avalia Guilherme Novaes, diretor de Ecossistema da IBM Brasil.

“Ter uma abordagem de nuvem híbrida aberta pode ser o elo tecnológico que permite a uma organização aproveitar todos os recursos disponíveis para uma melhor performance operacional e de negócios”, completa o executivo da IBM. Estima-se que nuvem híbrida hoje representa uma oportunidade mundial de 1,2 trilhão de dólares.

No país, de acordo com a pesquisa, ainda predominam ambientes de TI tradicionais e 83% das empresas participantes ainda contam com seu próprio datacenter. Mas a transição para um modelo de nuvem híbrida está em curso, com 59% das empresas entrevistadas utilizando algum tipo de nuvem; na amostra geral, 33% das organizações trabalham com nuvem pública, 31% com nuvem privada on-premises e 27% com nuvem privada hospedada em um provedor.

Entre as empresas que atualmente trabalham com nuvem privada, 40% quer executar mais da metade de suas cargas de trabalho nesse ambiente dentro de 24 meses. Com a nuvem pública não é diferente: 45% das empresas que estão na nuvem pública hoje querem levar metade ou mais de suas cargas de trabalho para esse ambiente nos próximos dois anos.

No Brasil é uma tendência extremamente importante, especialmente para cargas de trabalho críticas e a IBM está comprometida em ajudar as empresas a aproveitar essa oportunidade, com soluções de software de nuvem híbrida para impulsionar sua transformação digital.

O IBM Talk’n’Labs é o maior evento de tecnologias inovadoras para comunidade técnica da IBM Brasil. Para se inscrever, basta acessar o site especial do evento (ibm.biz/talknlabs) e

preencher o cadastro. O conteúdo do IBM Talk’n’Labs ainda será disponibilizado na página oficial do evento e no IBM Play – plataforma on demand de webinars e eventos digitais da empresa.

Saiba mais: https://event.on24.com/wcc/r/2999950/57146806533BF8ECDAD3BC68F9AFA356/2056352?partnerref=PaidMediaPublieditorialOlharDigital