A Uber anunciou oficialmente a Serve Robotics, uma nova marca que tem foco em entregas com tecnologia autônoma.

A startup é uma spin off da divisão de robótica da Uber, a Postmates X, que, por sua vez, foi adquirida no ano passado pelo valor de US$ 2,65 bilhões e posteriormente incorporada à companhia de Travis Kalanick.

“A Uber e a Postmates compartilham da crença de que plataformas como as nossas podem fornecer muito mais do que apenas entrega de alimentos. Elas podem ser parte extremamente importante do comércio e comunidades locais, sobretudo durante crises como a da Covid-19”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, à época do anúncio da aquisição.

Uber
Uber está fazendo diversas movimentações em prol do seu serviço de entregas.
Reprodução: Alex Ruhl/shutterstock.com

A Postmates X ficou conhecida no mercado quando lançou seu simpático robô entregador pelas ruas californianas, no melhor estilo Wall-E.

publicidade

Agora como Serve Robotics, ela pretende elevar a tecnologia. A companhia se descreve como uma empresa que “está conectando pessoas com o que elas necessitam via robôs criados para servir”.

“Enquanto carros autônomos removem o motorista, entregas com robôs eliminam o carro como um todo, o que torna entregas sustentáveis e acessíveis a todos”, afirmou Kashani, cofundador e CEO da Serve Robotics, em nota oficial.

Esse posicionamento deixa claro para o que vieram e onde ela pode se diferenciar na briga pelo mercado de entregas.

Serve robotics
A Postmates X, agora conhecida como Server Robotics, havia iniciado no mercado com seus robôs autônomos. Crédito: Divulgação/Serve Robotics

Mercado em expansão

Com o anúncio oficial sobre o lançamento da Serve Robotics, a empresa passa a ter uma operação independente.

A intenção da nova companhia é trabalhar para expandir seu alcance de mercado “por meio de novas parcerias à medida que continua a projetar, desenvolver e operar robôs de entrega especializados em navegação de calçadas”, diz o comunicado à imprensa.

Para a Serve robotics, o mercado apresenta uma grande oportunidade de atuação, visto que a maioria dos restaurantes nos EUA estão dentro de um raio de entrega que demanda cerca de 40 minutos de locomoção.

“[Isso oferece] uma oportunidade tremenda para entrega via robôs, para conclui-las com mais rapidez, segurança e menor custo para consumidores e restaurantes”, diz o comunicado.

Por conta da pandemia e do consequente distanciamento social, a entrega de comida via delivery se tornou uma indústria em plena expansão e é nela que a Serve Robotics quer focar.

Via: Serve Robotics