EnglishPortugueseSpanish

A Porsche apresentou nesta quinta-feira (4) o Taycan Cross Turismo EV, uma versão maior – e mais cara – do seu carro elétrico. O modelo estará disponível em quatro variedades, todas com tração nas quatro rodas com dois motores, bem como a mesma bateria, teto de vidro panorâmico e sistema de entretenimento.

O Taycan Cross Turismo conta com espaço de carga maior do que a versão sedã do veículo. Mais alto, o modelo supera obstáculos com mais facilidade, eles toquem na parte inferior da carroceria. Por outro lado, o Taycan Cross Turismo perde em aceleração: a variante Taycan 4S Cross Turismo pode ir de 0 a 100 km por hora em 4,8 segundos, 2,2 segundos mais lento que o Taycan original.

publicidade

A Porsche não divulgou a autonomia da bateria do modelo – o alcance do Taycan é de 320 quilômetros com uma carga completa. A Performance Battery Plus tem uma capacidade total de 93,4 kWh. Como seu irmão menor, o Taycan Cross Turismo conta com motor elétrico com arquitetura de 800 volts.

“Em 2019, enviamos um sinal importante com a estreia de nosso primeiro carro esportivo totalmente elétrico”, afirmou Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche. “Nós nos vemos como pioneiros da mobilidade sustentável: em 2025, metade de todos os novos veículos que entregaremos terá uma transmissão elétrica ou híbrida plug-in. Em 2020, um em cada três veículos que entregamos na Europa tinha um trem de força elétrico. O futuro pertence à mobilidade elétrica”, completou.

Porsche Taycan Cross Turismo EV
Porsche Taycan Cross Turismo EV. Imagem: Porsche AG/Divulgação

O Taycan Cross Turismo EV chegará às concessionárias dos EUA em 2021, com valores a partir de US$ 90,9 mil (pouco mais de R$ 500 mil pela cotação atual). Em janeiro, a Porsche anunciou uma versão do Taycan mais leve e barata, custando a partir de US$ 79 mil (cerca de R$ 443 mil, em conversão direta).

Diferentemente dos outros modelos Taycan 4S, Taycan Turbo e Taycan Turbo S, o novo Taycan possui apenas um motor elétrico — que aciona somente as rodas traseiras — capaz de fazer o carro alcançar 230 km/h na estrada. O desempenho, inclusive, é beneficiado pelo peso do veículo: são apenas 2.071 kg, tornando-se o Taycan mais leve da linha.

Via: Engadget/Electrek