A marca ‘Final Fantasy’ de jogos acaba de ganhar um álbum de músicas “lo-fi” que você pode baixar pelo Spotify. O ‘Square Enix Chill Out Arrangement Tracks – Around ’80s Mix’, conta com 15 músicas remixadas e adaptadas para um tom mais leve, no intuito de oferecer a sensação de relaxamento ao usuário.

Se você não está familiarizado com a “música lo-fi”, nós explicamos: “Lo-Fi” é uma redução do termo “low fidelity”, um conceito que existe desde a década de 1950 e refere-se especificamente a músicas cuja sonoridade não obedece aos parâmetros técnicos mínimos para uma composição coerente.

Nem sempre isso é objeto de um erro, porém, com o conceito de “Lo-Fi” sendo aplicado de diversas formas estéticas até chegar no movimento que, hoje, é conhecido popularmente como “Chillwave”, ou “onda de relaxamento”, em uma tradução adaptada.

No caso do álbum lançado pela Square Enix, diversas músicas famosas de ‘Final Fantasy’ ganharam versões “lo-fi” que, honestamente, quase não parecem suas versões originais. O álbum conta com 15 faixas, com destaque para ‘Castle Cornelia’, em referência a uma localidade no primeiro ‘Final Fantasy’ (1987) e também o ‘Chocobo Theme’, sobre os pássaros amarelos gigantes que servem de transporte em vários jogos da franquia.

publicidade

“Apresentando novos arranjos bem relaxantes das músicas dos jogos mais populares da Square Enix. Este álbum traz uma seleção de faixas clássicas, majoritariamente retiradas de lançamentos da antiga Squaresoft da década de 1980, tais como ‘Final Fantasy’, ‘Final Fantasy II’, ‘Final Fantasy Legend III’ e ‘Final Fantasy Adventure'”, diz a descrição do lançamento.

Os jogos mais antigos da franquia "Final Fantasy" ganharam um álbum com versões "lo-fi" de suas músicas no Spotify. Imagem: Square Enix/Divulgação
Os jogos mais antigos da franquia “Final Fantasy” ganharam um álbum com versões “lo-fi” de suas músicas no Spotify. Imagem: Square Enix/Divulgação

Os arranjos foram feitos por nomes relativamente populares da música moderna como o DJ Lord Echo, Shingo Suzuki (da banda de hip hop e jazz japonesa Ovall), além de Shingo Sekiguchi da Origami Production e Chris Gulino, tecladista e pianista britânico.

O álbum pode ser encontrado gratuitamente no Spotify, e assinantes premium da plataforma de streaming podem baixá-lo para ouvir offline.

Fonte: Square Enix