Nesta sexta-feira (5) o asteroide 99942 Apophis fará uma passagem “próxima” de nosso planeta. Mas calma: não há motivo para se preocupar, e ele não representa nenhum risco para nós. A distância entre ele e a Terra será de 16,8 milhões de km, quase 44 vezes maior do que a distância entre a Terra e a Lua.

Ainda assim, astrônomos estão empolgados com o evento, já que ele representa uma excelente oportunidade para estudar a forma e composição de Apophis, bem como para calcular sua órbita com maior precisão.

publicidade

Por isso, telescópios do mundo inteiro estarão apontados para o céu. Isso inclui os do site Virtual Telescope Project, que irá transmitir a passagem do asteroide ao vivo, via web. A transmissão começa às 21h (horário de Brasília) no site do projeto.

Mas não espere ver uma rocha enorme e cheia de crateras bem de pertinho, como nos filmes. Devido à distância, mesmo com nossos telescópios mais poderosos provavelmente não conseguiremos ver mais que um pontinho se movendo entre as estrelas. Algo como nesta passagem de 4179 Toutatis em 8 de dezembro de 2012:

publicidade

Ainda assim, é um evento digno de nossa atenção. No mínimo, você terá uma melhor noção da escala das coisas no universo, e entenderá como as palavras “perto” ou “longe” podem significar coisas totalmente diferentes, dependendo do ponto de vista.

Por que Apophis é interessante?

Apohis é um PHO (Potentially Hazardous Object, Objeto Potencialmente Perigoso) nome dado a quaisquer objetos, sejam asteroides ou cometas, cuja órbita intersecte a da Terra a uma distância mínima de 7,5 milhões de quilômetros (19,5 vezes a distância entre a Terra e a Lua) e tenham um diâmetro de cerca de 140 metros ou mais.

publicidade

O asteroide tem em média cerca de 340 metros de diâmetro e 450 metros de comprimento e pesa 41 milhões de toneladas. Se atingisse nosso planeta, liberaria a energia equivalente a 60 mil bombas de Hiroshima, capaz de devastar milhares de quilômetros quadrados e causar dezenas de milhões de mortes. Fica fácil entender porque ele recebeu o nome de Apophis, o Deus egípcio do caos e da destruição.

Apophis é interessante pois fará uma passagem extremamente próxima de nosso planeta em 13 de abril de 2029. Nesta data, ele passará a uma distância de cerca de 31 mil km de nós, o que é mais próximo do que os satélites em órbita estacionária (geosíncrona), que ficam a 35 mil km. Será o bastante para podermos observá-lo a olho nu em alguns locais do planeta.

publicidade

Uma segunda probabilidade de impacto em 13 de abril de 2036 foi eliminada, mas ainda há uma chance em 380 mil (ou 0,00026%) de colisão em 12 de abril de 2068, calculada com dados obtidos em janeiro deste ano. Como cada passagem por nosso planeta influencia a órbita do asteroide, as observações nestes momentos são cruciais para coletar dados mais precisos a respeito da órbita e das características físicas de Apophis.

Tudo isso servirá como uma preparação para 2029, quando será necessário medir, com a maior precisão possível, os efeitos desta aproximação na órbita do asteroide. Qualquer mínima variação inesperada pode afastar definitivamente o risco de impacto, ou colocar o Apophis em rota de colisão com a Terra em 2068.

*Com informações de Marcelo Zurita

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!