A fabricante chinesa Oppo superou todas as suas concorrentes no mercado local de celulares em janeiro de 2021, ficando em primeiro lugar no volume de vendas e deixando para trás nomes como Vivo, Huawei e Xiaomi. As informações são de um levantamento feito pela Counterpoint Research.

Segundo a firma de análise de mercado, a Oppo teve um crescimento de 26% de vendas ano a ano em relação a janeiro de 2020. Na avaliação segmentada, janeiro de 2021 representou um aumento de 33% em celulares da marca vendidos em relação a dezembro de 2020.

Em janeiro de 2021, como mostra pesquisa da Counterpoint, a marca Oppo se tornou a primeira no mercado de smartphones. Imagem: Counterpoint/Reprodução

“A Oppo foi bem-sucedida no reposicionamento de seus produtos em 2020”, disse o analista sênior da Counterpoint Research, Varun Mishra. “A reformulação de marca da linha ‘Reno’ e o lançamento de dispositivos mais capazes a preços reduzidos em relação aos seus predecessores ajudaram a Oppo a capturar o segmento de aparelhos premium mais baratos”.

Huawei em queda

Também ajudou a Oppo o fato de que a Huawei segue lutando contra sanções comerciais internacionais que derivam de sua guerra comercial contra países do Ocidente – sobretudo os Estados Unidos. As más impressões do HarmonyOS, o suposto “sistema matador de Android” da Huawei, também atuaram de forma negativa no desempenho da empresa, conforme adiantado pelo Vida Celular. A Counterpoint afirma que a situação da Huawei também beneficiou a Xiaomi e a Vivo.

publicidade
Imagem do Find X2, smartphone da OPPO, que assumiu a liderança do mercado chinês
Os smartphones da OPPO, como o Find X2 (foto), contribuíram para que a empresa assumisse o lugar de maior fabricante da China. Imagem: Oppo/Divulgação

Vale lembrar que o maior beneficiário disso é o BBK Group. O conglomerado chinês é dono da Oppo, mas também da Vivo, Realme, OnePlus e diversas outras marcas. Dessa forma, as marcas Oppo e Vivo conquistarem bom posicionamento no mercado chinês se traduz em crescimento dobrado para o grupo – mesmo que as marcas em si sejam concorrentes.

Em março de 2021, a Oppo deve lançar seu próximo smartphone. O topo de linha Find X3 deverá ser lançado em três versões distintas: Lite, Neo e Pro, com configurações similares a alguns smartphones acima do nível intermediário. Segundo rumores, os preços também devem seguir uma linha mais popular.

Fonte: Counterpoint Research