O número de ofertas de emprego no modelo home office cresceu exponencialmente no último ano, registrando 309% de aumento durante 2020 – ou o equivalente a 2.428 vagas abertas nesse regime de trabalho.

De acordo com um levantamento realizado pelo site recrutamento e seleção Vagas.com, tecnologia foi o principal setor que contribuiu com esse número, respondendo por 41% das oportunidades abertas.

Completam o ranking os segmentos de finanças (11%), consultoria e gestão empresarial (10%), seguros (8%), telecomunicações (7%) e educação (4%). Os outros 19% correspondem a setores variados.

Homem trabalhando de casa
Tecnologia está entre os segmentos que mais contribuíram para o aumento das ofertas de emprego no regime remoto. Créditos: Shutterstock

Tecnologia também aparece quando o assunto é a área mais procurada por candidatos, representando 38% das pesquisas. O setor é seguido por vendas (10%), recursos humanos (4%), marketing (4%), administrativo (3%), financeiro (2%), telemarketing (2%), atendimento (2%), consultor (2%), direito (1%), contabilidade (1%) e inteligência de mercado (1%).

publicidade

Trabalho remoto ganha escala

Durante a pandemia, inevitavelmente as empresas tiveram de deixar colaboradores trabalhando de casa. Foi o que destravou muitos entraves que rodeavam o trabalho remoto, demanda que há tempos fazia parte de conversas que não evoluíam.

Rafael Urbano, especialista em inteligência de negócios do Vagas.com, aponta que houve um aumento no interesse de clientes da plataforma com relação a esse regime de trabalho a partir do segundo trimestre de 2020, justamente no ápice da crise causada pelo coronavírus aqui no Brasil.

“Era um tipo de atividade com baixa frequência de vagas ofertadas em nosso sistema e que acabou gerando um volume gigantesco a partir dos novos tempos a que todos fomos submetidos”, comenta o executivo.

E não foi apenas no Vagas que a demanda por home office se consolidou. Muitas empresas se posicionaram durante o ano, afirmando que manteriam o modelo de trabalho de forma permanente.

Outra pesquisa realizada recentemente pela empresa de segurança Fortinet também mostrou que, após a pandemia do novo coronavírus, 30% das organizações devem seguir com o home office como modelo de trabalho oficialmente aceito.

As empresas, inclusive, relataram planos de aumentar em 90% os investimentos em estrutura para o teletrabalho, ou cerca de US$ 250 milhões voltados para essa finalidade.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!