É difícil produzir um grande sucesso? A fórmula certa ainda não foi encontrada, mas uma confluência de fatores pode corroborar para que o seu filme ou série aumente as chances de tornar-se um verdadeiro “arrasa quarteirões”, assim como ‘WandaVision’.

Desde a introdução da personagem Wanda Maximoff em ‘Vingadores: Era de Ultron’, algumas coisas incomodavam os fãs na versão da personagem interpretada por Elizabeth Olsen. Seus poderes, que estão entre os mais incríveis do Universo Marvel nos quadrinhos, foram reduzidos a manipulação mental e energia vermelha genérica. E ela nunca era chamada de “Feiticeira Escarlate”.

Tudo isso mudou com ‘WandaVision’, o seriado da Disney+ que abriu a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel e que serviu como história de origem e definição de personagem para Wanda. Além de ter assustado os próprios executivos da Disney+ com seu próprio sucesso. Aliás, a procura pela saga da feiticeira foi tão grande, que seu último episódio, exibido na última sexta-feira (5), afetou os servidores do streaming do Mickey Mouse.

Apesar do sucesso, a série não deverá continuar para uma nova leva de episódios. Mas não fique triste, já que o final da produção deu margem para três futuras produções do Universo Marvel.

publicidade

Quer saber o que tornou a série tão popular? O Olhar Digital listou aqui os 5 principais motivos que explicam o sucesso de ‘WandaVision’. Acompanhe.

Motivo 1: ‘Wandavision’ é um produto do Universo Cinematográfico Marvel

Assim fica bem mais fácil de matar a charada. Mas desde o lançamento do primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), ‘O Homem de Ferro‘, em 2008, o público resolveu abraçar a tendência de sair de suas casas para garantir um lugar na sala de cinemas e prestigiar os seus super-heróis favoritos.

Estrelado por Chris Hemsworth (no papel de Thor) e Scarlett Johansson (como a Viúva Negra), ‘Os Vingadores’, foi o grande evento cinematográfico de 2012. Créditos: Marvel Studios/Divulgação

Todo esse apreço pelo gênero despertou a ideia da Marvel de construir uma série de outros filmes, focados em personagens individuais, mas que estivessem interligados entre si dentro de um grande universo cinematográfico. A febre atingiu o seu ápice em 2012, com a reunião dos mais emblemáticos heróis — e estrelas de Hollywood — em ‘Os Vingadores‘, que arrecadou mais de U$ 1.5 bilhões de dólares pelo mundo. E o resto é história.

Ou seja, ter o seu nome atrelado à marca Marvel já garante um pé a frente da concorrência.

Motivo 2: ‘Wandavision’ foi lançada durante a expansão do Disney+ pelo mundo 

Que tal fazermos uma simples estimativa? Quanto mais assinantes um serviço de streaming tem, maior é a chance de suas produções serem assistidas, correto? Para ‘WandaVision’, essa contagem foi o match ideal.

Considerada a grande estreia do Universo Cinematográfico da Marvel na plataforma exclusiva da Disney, ‘WandaVision’ passou a estar inclusa no catálogo do serviço que, ao longo dos últimos 14 meses, foi capaz de atingir a marca de 95 milhões de assinantes por todo o mundo. E que pode ultrapassar a Netflix em assinantes até 2026

wanda e vision em ação
‘WandaVision’ conta com uma boa mistura de comédia, drama, mistério e romance. Créditos: Marvel Studios/Divulgação

Esse vasto número permitiu que a produção estivesse disponível em muito lares. Com muita divulgação, as aventuras de Wanda e Vision atingiram o seu pico de alcance no sexto episódio, onde se tornou a série mais popular no mundo durante o período, de acordo com um relatório da Parrot Analytics.

Motivo 3: Episódios semanais ajudaram a manter o burburinho

Aproveitando o gancho do relatório da última seção, o mesmo estudo atribuiu o sucesso da produção ao modelo da Disney+ de disponibilizar os episódios de suas séries semanalmente, ao contrário, por exemplo, do que costuma fazer a Netflix.

computador com a tela ligado no disney+
Em 14 meses, a Disney+ atingiu a marca de 95 milhões de assinantes por todo o mundo. Créditos: Shutterstock

Esse mesmo efeito foi visto com ‘The Mandalorian‘, que foi a série mais procurada do mundo durante sua exibição. O modelo dá a oportunidade que os espectadores consigam assistir e acompanhar a série no mesmo ritmo e permite que o debate acerca da produção fique constante ao longo da temporada. E claro, isso também permite que todos compartilhem memes ao mesmo tempo.

Leia também:

Motivo 4: ‘Wandavision’ tem apelo para fãs de diversos gêneros 

Além de ser uma boa continuidade à história da Wanda Maximoff, ajudando a expandir ainda mais o UCM, ‘WandaVision’ conta com uma boa mistura de comédia, drama, mistério e romance. É um prato cheio para quem gosta de todos os gêneros, ou apenas uma parte deles.

wanda e vision em preto e branco emulando uma série dos anos 60
Com tantas referências a séries clássicas de comédia, como ‘I Love Lucy’, ‘The Dick Van Dick Show’ e ‘Três é Demais’, a crítica especializada declarou que ‘WandaVision’ é uma verdadeira ode aos amantes de sitcoms. Créditos: Marvel Studios/Divulgação

Seja como for, a narrativa permite que o público se interesse pela produção por um motivo específico, mas tem a chance de prendê-lo por vários outros. E isso é entretenimento de pura qualidade.

Motivo 5: ‘Wandavision’ é uma boa série

Talvez o motivo principal que possa explicar o segredo do sucesso da produção seja um dos mais simples: é que WandaVision é uma série muito boa.

wandavision no disney plus
O elenco de ‘WandaVision’ conta com Elizabeth Olsen, Paul Bettany e Kathryn Hahn nos papéis principais. Créditos: Marvel Studios/Divulgação

Em apenas 9 episódios, acompanhamos um arco completo de uma rica e complexa personagem em busca de sua própria redenção. Tudo isso em uma narrativa rápida, com uma edição espetacular e um elenco que é um show à parte, escabeçado pela talentosíssima Elizabeth Olsen. Aliás, falando no elenco, Kathryn Hahn é outra peça digna desta seleção que merece elogios. Sua Agnes foi a verdadeira ladra de cenas dos episódios.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Experimente grátis o Disney+. Clique aqui e Assine agora!