O WhatsApp trabalha em mecanismos para aumentar a segurança dos backups em nuvem de seus usuários. Para isso, o serviço de mensagem estuda incluir um recurso de proteção por senha que criptografa as cópias de segurança, tornando-as acessíveis apenas para o cliente.

Os testes já vêm desde o ano passado e o recurso deve ser disponibilizado em breve tanto para o aplicativo do Android quanto para o aplicativo para iOS do mensageiro.

publicidade

O site especializado em atualizações do aplicativo WABetaInfo teve acesso às possíveis telas de ativação do novo recurso.

“Para evitar o acesso não autorizado ao seu backup, você pode definir uma senha que será usada para criptografar backups futuros”, diz uma das mensagens. “Esta senha será necessária quando você restaurar o backup”, diz a mensagem seguinte.

publicidade

Depois disso, o aplicativo pede a confirmação do telefone e que o cliente escolha uma senha de pelo menos oito caracteres. Após essa etapa, o WhatsApp avisa que não será possível recuperar senhas esquecidas.

Em breve, WhatsApp deverá disponibilizar criptografia também para backups de conversas. Imagem: WABetaInfo/Reprodução

Leia também

publicidade

Extensão da segurança

Por padrão, o WhatsApp faz backups diários de todas as conversas e as armazena no Google Drive, no caso dos usuários de Android e no iCloud, para os usuários do iOS.

Porém, diferente das conversas, o backup não possui criptografia de ponta a ponta, o que garante que as mensagens sejam visíveis apenas para os envolvidos na conversa.

publicidade

A partir do momento em que o backup é realizado, a cópia passa a ser de responsabilidade dos provedores do serviço de nuvem, que já os tornaram acessíveis a autoridades policiais, por exemplo. Ao adicionar o recurso de senha, na prática, a criptografia de ponta a ponta seria estendida também para os backups.

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!