A Apple descontinuou as vendas do iMac Pro, uma versão mais poderosa, destinada a usuários de configurações mais avançadas de seu computador pessoal. Com a mudança, as lojas da fabricante por todo o mundo agora venderão o computador até o fim de seus respectivos estoques.

Originalmente introduzido ao mercado em 2017, o iMac Pro trazia uma aparência exterior muito similar à sua contraparte mais básica (essa, aliás, segue à venda normalmente), mas internamente ele contava com uma configuração com um sistema de resfriamento diferenciado, posicionando-se como uma opção de workstation de alto desempenho voltado a um público mais exigente, normalmente constituído de artistas gráficos e editores de vídeo e imagem.

publicidade

Leia mais:

Imagem capturada mostra o iMac Pro, da Apple, junto de um descritivo de suas configurações e o preço de aquisição
O iMac Pro traz configurações avançadas e é destinado a usuários de programas mais pesados, mas Apple ordenou a descontinuidade do produto. Imagem: Apple/Reprodução

Entretanto, nunca ficou claro se o iMac Pro era o que se pode chamar de “sucesso de vendas”, uma vez que números individuais da máquina nunca foram liberados pela Apple.

O futuro do iMac

Em 2019, a empresa de Cupertino lançou um novo modelo do Mac Pro, uma marca já conhecida por configuração bem mais avançada. Na outra ponta do espectro, o iMac comum já tinha desempenho bem satisfatório, efetivamente “espremendo” o iMac Pro em um mercado de nicho cada vez mais estreito.

publicidade

Mais além, rumores de que a Apple deve lançar uma nova linha de iMacs ainda este ano – equipada com processador Apple Silicon, desenvolvido internamente pela empresa – podem também ser um fator de que a empresa teria computadores demais no mercado e, eventualmente, alguma coisa teria que sair de cena.

Há também a questão de peças de fabricação: devido à pandemia, várias empresas estão enfrentando falta de componentes para a criação de chips e placas para chassis com os quais já estamos acostumados. Os mesmos rumores do parágrafo acima indicam que, devido a esse motivo, é possível que a próxima linha de iMacs da Apple venha com design reformulado, trazendo bordas mais finas e um visual mais quadrado.

publicidade

Fonte: 9to5Mac