Em comunicado à imprensa no último domingo (7), o fornecedor de semicondutores SK Hynix, da Coreia do Sul, confirmou que o ROG Phone 5, celular gamer da Asus, carrega seu novo módulo de RAM com 18 GB LPDDR5. O celular será anunciado oficialmente na quarta-feira (10) e, de fato, “pulará” um número na nomenclatura.

A companhia afirma que o componente é destinado a smartphones premium, já que oferece poder de sobra para jogos “com imagens de alta resolução e também vídeos de alta qualidade”. A SK Hynix espera, ainda, que os 18 GB de RAM ajudem em atividades de alto desempenho para câmeras e em inteligência artificial (IA).

A confirmação há poucos dias do evento oficial da Asus se dá, provavelmente, porque o ROG Phone 5 será o primeiro dispositivo a receber as primeiras unidades. A fabricante também afirma que o início da produção em massa do componente foi iniciado a partir dessa demanda.

módulo de ram de 18 GB da SK Hynix
ROG Phone 5 é o primeiro celular a trazer o módulo de RAM com 18 GB da SK Hynix. Imagem: PR Newswire/Reprodução

“Este produto melhorará a velocidade de processamento e a qualidade da imagem ao expandir o espaço de armazenamento temporário de dados, à medida que a capacidade aumenta em comparação com o modelo anterior de 16 GB”, diz o comunicado. Para efeito de comparação, o novo módulo roda em até 6.400 Mbps, ou cerca de 20% mais rápido do que sua geração anterior, com 5.500 Mbps.

publicidade

Vale considerar que o ROG Phone 3 foi lançado oficialmente no Brasil em outubro do ano passado. O preço do smartphone, na época, era de R$ 6.499.

Rumores sobre o ROG Phone 5

Ainda que não haja nenhuma confirmação oficial, alguns vazamentos já adiantaram parte das novidades sobre o celular gamer. Em janeiro, a própria Asus também divulgou um teaser sobre o produto.

Imagem do ROG Phone 5 foi capturada
Imagem do ROG Phone 5 foi capturada e divulgada após certificação em órgão chinês. Imagem: XDA Developers/Reprodução

Se os rumores estiverem corretos, o ROG Phone 5 virá com chipset Snapdragon 888, tela OLED com alta taxa de atualização, Android 11, entrada para conector de 3,5 mm (P2) e suporte para carregamento rápido de 65 watts. Não está claro, porém, se os 18 GB de RAM serão para o modelo padrão do smartphone ou para alguma possível variante.

É esperado, ainda, que o novo celular da linha ROG traga gatilhos sensíveis à pressão, tal qual o ROG Phone 3, chamados de Air Triggers.

Via: XDA Developers