Boa parte do público brasileiro ficou chocado com um acontecimento recente do reality show ‘Big Brother Brasil’. Durante o programa da Globo, o apresentador Tiago Leifert descreveu a dinâmica da noite como brutal, que “iria fazer jorrar sangue para tudo quanto é lado, tal qual um filme de Quentin Tarantino”.

Pouco depois, a participante Vitória Felício Moraes, a Viih Tube, fez um comentário que espantou os telespectadores cinéfilos: “na hora que ele falou que era Tarantino, eu só pensava: ‘O que é Tarantino?’”, afirmou a influencer, de 20 anos.

Claro que ninguém é obrigado a saber de tudo, e nascida em 2000, Viih Tube só pôde ver a maior parte dos filmes de Tarantino nos últimos dois anos. Mas se você é como a influencer e não conhece a obra do aclamado cineasta, vamos te ajudar: confira a lista de filmes que ele dirigiu (ou pelo menos fez o roteiro) e o mais importante, onde assisti-los.

Cães de Aluguel (1992)

'Cães de Aluguel'. Imagem: Miramax Films/Divulgação
‘Cães de Aluguel’. Imagem: Miramax Films/Divulgação

Disponível na Netflix, Amazon Prime Video e Telecine Play.

publicidade

Filme de estreia de Quentin Tarantino, estreou no festival de Sundance em 1992. No enredo, seis criminosos são contratados para um grande roubo sem saberem nada um do outro e utilizando cores como seus codinomes. Quando o assalto dá errado, eles acabam em um galpão. Desconfiados de que um deles é um policial infiltrado, a tensão aumenta conforme as acusações são lançadas.

Amor à Queima Roupa (1993)

'Amor à Queima Roupa'. Imagem: Warner Bros/Divulgação
‘Amor à Queima Roupa’. Imagem: Warner Bros/Divulgação

Disponível no Oldflix.

Foi com o dinheiro da venda do roteiro de ‘Amor à Queima Roupa’ que Tarantino financiou ‘Cães de Aluguel’. No dia do seu aniversário, Clarence Worley (Christian Slater) recebe um presente muito especial: passar a noite com a prostituta debutante Alabama (Patrícia Arquette). Os dois acabam se apaixonando e decidem começar uma vida nova juntos. Mas primeiro, precisam enfrentar o cafetão Drexl (Gary Oldman), um traficante “barra-pesada” de quem roubam, por engano, uma mala com meio milhão de dólares em cocaína pura.

Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

'Pulp Fiction: Tempo de Violência'. Imagem: Miramax Films/Divulgação
‘Pulp Fiction: Tempo de Violência’. Imagem: Miramax Films/Divulgação

Disponível para aluguel na Google Play, Claro Vídeo e Looke.

Primeiro grande sucesso de Tarantino (e talvez seu filme mais popular), ganhou a Palma de Ouro de Melhor Roteiro. Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe (Uma Thurman), temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.

Assassinos por Natureza (1994)

'Assassinos por Natureza'. Imagem: Warner Bros/Divulgação
‘Assassinos por Natureza’. Imagem: Warner Bros/Divulgação

Disponível na Amazon Prime Video e no Telecine Play.

Segundo roteiro que Tarantino vendeu, foi posteriormente revisado por Dave Veloz, Richard Rutowski e pelo diretor Oliver Stone. Tarantino recebeu o crédito pela história, mas depois não quis mais ligação com o longa – ainda assim, um bom filme. Duas coisas unem o casal Mickey (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Juliette Lewis): o amor que sentem um pelo outro e a violência. Assassinos frios, a vida dos dois vira um grande circo quando o repórter Wayne Gale (Robert Downey Jr.) vê nos crimes uma forma de lucrar.

Grande Hotel (1995)

'Grande Hotel'. Imagem: Miramax Films/Divulgação
‘Grande Hotel’. Imagem: Miramax Films/Divulgação

Disponível para aluguel na Claro Video.

Nessa antologia, Tarantino participou como diretor ao lado de Robert Rodriguez, Allison Anders e Alexandre Rockwell. Em um hotel de Los Angeles, Ted Butler (Tim Roth), em seu primeiro dia de trabalho, deve atender quatro quartos. Cada um apresentará uma situação muito bizarra, da qual ele deverá fazer parte em todo o momento. Tarantino dirigiu e atuou no quarto segmento, “The Man from Hollywood”.

Um Drink no Inferno (1996)

'Um Drink no Inferno'. Imagem: Dimension Films/Divulgação
‘Um Drink no Inferno’. Imagem: Dimension Films/Divulgação

Disponível para aluguel na Microsoft, Claro Video e Apple TV.

Em um dos seus primeiros trabalhos pagos, Tarantino escreveu o roteiro de ‘Um Drink no Inferno’ no começo dos anos 1990. Quando o filme foi finalmente produzido, ele ganhou um dos papeis principais. No enredo, dois criminosos e seus reféns, sem saber, buscam refúgio temporário em um local cheio de vampiros, com resultados caóticos.

Jackie Brown (1997)

'Jackie Brown'. Imagem: Miramax Films/Divulgação
‘Jackie Brown’. Imagem: Miramax Films/Divulgação

Disponível para aluguel na Google Play, Microsoft e Claro Video.

Adaptação do livro ‘Rum Punch’, de Elmore Leonard, o filme é uma homenagem ao cinema blaxploitation dos anos 1970 – e um dos meus favoritos, pessoalmente. Uma comissária de bordo (Pam Grier), um traficante de armas (Samuel L. Jackson), um agente de fianças solitário (Robert Forster), um ex-presidiário (Robert De Niro), um policial federal (Michael Keaton) e uma surfista (Bridget Fonda) batalham por meio milhão de dólares em dinheiro.

Kill Bill: Volume 1 (2003)

'Kill Bill: Volume 1'. Miramax Films/Divulgação
‘Kill Bill: Volume 1’. Miramax Films/Divulgação

Disponível para aluguel na Google Play, Microsoft, Claro Video, Looke e Apple TV.

Primeira parte da saga da vingança da Noiva, inspirado em filmes de artes marciais chineses da década de 1970 e filmes japoneses de samurai dos anos 1960.  Quatro anos após levar um tiro na cabeça no dia do seu casamento, A Noiva (Thurman) acorda do coma e decide que é hora de recuperar o tempo perdido… com uma vingança! Tendo sido abatida a tiros por seu chefe (David Carradine) e sua equipe mortal de assassinos internacionais, ela segue em uma luta de matar ou morrer que não começou, mas está disposta a terminar!

Kill Bill: Volume 2 (2004)

'Kill Bill: Volume 2'. Miramax Films/Divulgação
‘Kill Bill: Volume 2’. Miramax Films/Divulgação

Disponível para aluguel na Google Play, Claro Video, Looke e Apple TV.

Segunda parte da saga da vingança da Noiva, dessa vez inspirado em filmes de faroeste. A Noiva continua sua busca de vingança contra seu ex-chefe e amante Bill, o segurança recluso Budd (Michael Madsen) e a traiçoeira Elle Driver (Daryl Hannah).

Grindhouse – À Prova de Morte (2007)

'Grindhouse - À Prova de Morte'. Imagem: Dimension Films/Divulgação
‘Grindhouse – À Prova de Morte’. Imagem: Dimension Films/Divulgação

Disponível para aluguel na Looke.

Parte de uma exibição dupla, ao lado de ‘Planeta Terror’, de Robert Rodriguez. Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier) a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os frequentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Cobrindo de perto seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde inquieto e temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.

Bastardos Inglórios (2009)

'Bastardos Inglórios'. Universal Pictures/Divulgação
‘Bastardos Inglórios’. Universal Pictures/Divulgação

Disponível na Amazon Prime Video, Telecine Play, Netflix e Net NOW.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de judeus, conhecido como Bastardos Inglórios e liderado pelo tenente americano Aldo Raine (Brad Pitt), se une para combater o nazismo. Eles espalham o terror durante o Terceiro Reich, mas seu maior desafio é dar fim ao poder de Hitler. Dirigido por Quentin Tarantino, o filme foi vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Christoph Waltz e foi indicado em outras sete categorias, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Django Livre (2012)

'Django Livre'. Imagem: Sony Pictures/Divulgação
‘Django Livre’. Imagem: Sony Pictures/Divulgação

Disponível na Netflix e Net NOW.

Primeira incursão de Tarantino no gênero faroeste. Django (Jamie Foxx) é um escravo negro alforriado que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão (Christoph Waltz), se torna num mercenário e parte para encontrar e libertar a sua esposa, ainda escrava, das garras de Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), um inescrupuloso proprietário de uma plantação no Mississipi onde escravas são negociadas como objetos sexuais e escravos são colocados para lutar até à morte.

Os Oito Odiados (2015)

'Os Oito Odiados'. Imagem: 	The Weinstein Company/Divulgação
‘Os Oito Odiados’. Imagem: The Weinstein Company/Divulgação

Disponível na Amazon Prime Video e HBO Go.

Segunda incursão de Tarantino no gênero faroeste. Entre seis e oito anos após o fim da Guerra Civil, uma carruagem avaria no meio da paisagem invernal de Wyoming. O caçador de recompensas John Ruth (Kurt Russell) e a fugitiva Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh) vão para Red Rock, onde Ruth a entregará à justiça. Mas durante o percurso, eles encontram o Major Marquis Warren (Samuel L. Jackson), um ex-soldado que se transformou num terrível mercenário, e Chris Mannix (Walton Goggins), um renegado sulista que quer ser o novo xerife da cidade. Ao se perderem na tempestade, o grupo procura refúgio numa estalagem administrada por Minnie (Dana Gourrier). Lá, são recebidos por Bob (Demián Bichir), que gere o estabelecimento enquanto Minnie visita a mãe, Oswaldo Mobray (Tim Roth), o carrasco de Red Rock, o cowboy Joe Gage (Michael Madsen) e o general confederado Sandy Smithers (Bruce Dern).

Era Uma Vez Em… Hollywood (2019)

'Era Uma Vez Em... Hollywood'. Imagem: Sony Pictures/Divulgação
‘Era Uma Vez Em… Hollywood’. Imagem: Sony Pictures/Divulgação

Disponível na HBO Go.

Em seu filme mais recente, Tarantino conta uma história alternativa de eventos em torno dos assassinatos Tate-LaBianca. Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um ator de faroestes televisivos que, juntamente com o seu dublê e amigo de longa data Cliff Booth (Brad Pitt), chega a Hollywood determinado a reavivar a sua carreira. Ali, os seus destinos vão cruzar-se com personagens que marcaram uma época. Entre elas está a jovem Sharon Tate (Margot Robbie), na altura grávida do cineasta Roman Polanski; e Charles Manson, cujos crimes cometidos por si e pelos seus seguidores chocaram o mundo, mudaram costumes e deram o mote ao fim do movimento “hippie”.

Via: Just Watch