A Netflix confirmou a data de estreia do anime ‘Yasuke’, protagonizado por um samurai africano em uma realidade alternativa. A produção chega à plataforma de streaming em 29 de abril, contando com seis episódios.

No título, o samurai protagonista está ambientado em um universo que mistura elementos do Japão feudal – especificamente, na era histórica conhecida como “Xogunato” -, porém emprestando elementos fantasiosos, como a presença de magia; e ficção científica, como “mechs” (os robôs de combate pilotados por humanos).

publicidade

Leia mais:

Cena do anime "Yasuke", da Netflix, onde o samurai africano que protagoniza a série parece estar se recuperando de uma luta, sendo cuidado por uma garota que veste o elmo de sua armadura de combate
‘Yasuke’, da Netflix, traz elementos fantasiosos, mas é baseada em um personagem que existiu na vida real. Imagem: Netflix/Divulgação

‘Yasuke’ é uma criação do produtor e diretor LeSean Thomas (que ainda assina ‘Cannon Busters’, também em exibição na Netflix) e traz LaKeith Stanfield (‘Straight Outta Compton’ e ‘Snowden’) na voz do personagem principal. A narrativa conta que Yasuke era o maior “ronin” (nome atribuído aos samurais sem mestres/empregadores) que já existiu. No intuito de proteger uma garota misteriosa de forças malignas, ele volta à “vida da espada”.

Os fãs do gênero japonês ficarão felizes em saber que ‘Yasuke’ conta com produção do estúdio de animação MAPPA, o mesmo de ‘Attack On Titan: The Final Season’, além da trilha sonora assinada pelo produtor e vencedor do Grammy, Flying Lotus (aliás, ele também assina a produção executiva da série). O diretor Takeshi Koike também assina parte do design e apresentação estética da produção da Netflix.

O anime 'Yasuke' é uma criação de LeSean Thomas e tem estreia marcada na Netflix em 29 de abril. Imagem: Netflix/Divulgação
O anime ‘Yasuke’ é uma criação de LeSean Thomas e tem estreia marcada na Netflix em 29 de abril. Imagem: Netflix/Divulgação

É interessante lembrar que Yasuke não é apenas um personagem, mas sim uma pessoa na vida real: o verdadeiro Yasuke chegou ao Japão em 1579, acompanhando o missionário jesuíta Alessandro Valignano. Posicionado dentro do período histórico chamado “Sengoku”, Yasuke acabou encontrando serviço sob a liderança de Oda Nobunaga, conhecido como o “Grande Unificador” do Japão, após o clã sob seu comando – o clã Oda – declarar guerra aos outros clãs e unificar o país sob a sua liderança.

Após a morte de Nobunaga e sua eventual captura, Yasuke, segundo alguns registros históricos não confirmados, foi “devolvido” aos cristãos, vivendo em uma capela localizada em Quioto.

“Yasuke é uma figura fascinante e misteriosa da história japonesa, que tem atraído um interesse cada vez maior na mídia em décadas recentes. Eu ouvi sobre ele pela primeira vez há mais ou menos 10 anos”, disse o criador LeSean Thomas. “O livro infantil ‘Kuro-suke’ de autoria de Kurusu Yoshio trazia imagens que atiçaram minha curiosidade. Eventualmente, descobri que ele não era apenas um personagem fictício, mas uma pessoa real, com material empolgante para uma história de aventura”.

Fonte: Netflix