A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, já imunizou 12% de sua população, enquanto o país como um todo tem pouco mais de 4% dos habitantes vacinados. Em todo o Estado, a taxa é de mais que o dobro: 5,4% de imunizados.
Santos tem 433,6 mil habitantes. Cerca de 20% deles têm idades acima de 60 anos — no Brasil, 14% da população está nessa faixa etária. O Plano Nacional de Imunização (PNI) trata esses cidadão como prioritários e Santos levou essa preocupação a sério.
O prefeito Rogério Santos (PSDB) explica que a velocidade na vacinação foi a aposta certeira. “Quando chegamos à faixa de idosos de 85 anos ou mais, fizemos a imunização de todos em apenas um dia.” A vacinação começou durante a transição de governos, na virada de ano, antes mesmo de o prefeito assumir o cargo.
A cidade deu início a um plano interno de vacinação: contratou e treinou 200 profissionais de saúde, bem como e utilizou unidades básicas de saúde (UBSs), ginásios esportivos, quadras de escolas de samba e o sistema de drive-thru para conduzir a vacinação em massa. “A média de espera nas policlínicas é de 40 minutos. Nas filas de drive-thru, cerca de duas horas”, conta o prefeito.
O município litorâneo já aplicou 63.542 doses de vacinas nos moradores. Por volta de 4% deles já receberem a segunda dose, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento, foram registradas 1.115 mortes por Covid-19 na cidade e 36,8 mil casos da doença.
Hoje, as taxas de ocupação de leitos de enfermaria e de unidades de terapia intensiva (UTIs) é menor do que a média paulista — são 51% e 61%, respectivamente, contra 64,8% e 80,9% do Estado. Além disso, 59% dos internados em estado grave (171 pacientes) são de cidades vizinhas.
O município tem 630 leitos para Covid-19, sendo 257 deles em UTIs. A ocupação elevada de doentes de cidades vizinhas mostra que o vírus não tem fronteiras. “Estamos na fase vermelha como todo o Estado de São Paulo, mas nossos indicadores estão na fase amarela. A situação é de um certo controle, mas estamos muito preocupados com o quadro nacional”, comenta o prefeito.
Via: Veja