Um estudo recente da IBM sobre o cenário da tecnologia pós-Covid-19 apontou que 64% dos executivos estão propensos a adotar mais negócios baseados em nuvem, com uma camada de Inteligência Artificial que possa automatizar os fluxos de trabalho e aplicar inteligência nos processos. De acordo com a IDC, até 2023, um ecossistema de nuvem que estende o controle de recursos e análises em tempo real será a plataforma fundamental para todas as iniciativas de automação de negócios e TI.

Essa transformação já está acontecendo. Um outro levantamento do IBM Institute for Business Value revela que 99% dos entrevistados relatam um aumento na satisfação do cliente como resultado da adoção de assistentes virtuais com IA. O estudo intitulado “O valor da tecnologia de assistentes virtuais” pesquisou mais de 1.000 empresas, de 12 setores e 33 países, que usam tais assistentes entre seis meses e quatro anos. 

Para ajudar equipes de dados e de TI das empresas a acompanhar a implementação dessas tecnologias, a IBM está realizando, nos dias 16 e 17 de março, a 4º edição do IBM Talk’n’Labs, um evento gratuito para líderes e profissionais de tecnologia.

O evento é dividido em duas trilhas, e a segunda, no dia 17, é justamente voltada para dados e Inteligência Artificial, com debates sobre machine learning, automação, IoT, governança de dados e muito mais. As palestras acontecem pela manhã, das 9h às 12h30, com a possibilidade de interação com especialistas em temáticas diversas e networking entre participantes. E aqueles que alcançarem os objetivos pré-estabelecidos ganharão Badges oficiais da Open Badge Brazil.

publicidade

“O estudo valida o que estamos vivenciando com clientes na América Latina: aqueles que apostaram na IA para otimizar suas centrais de relacionamento já estão colhendo resultados expressivos, como custos reduzidos, melhor experiência do usuário e aumento da receita”, diz Egle Menezes, líder de Cognitive Process Transformation para IBM Services na América Latina.

De acordo com o levantamento, organizações que usam assistentes virtuais relataram uma taxa média de contenção de 64%, e 44% das empresas na liderança do uso da tecnologia relataram ter estratégias de nuvem totalmente integradas em seus sistemas de central de relacionamento, em comparação com 19% de outros. 

“A combinação de automação e IA tornará todos os trabalhos que têm alta dependência de informação mais produtivos, e os workflows mais inteligentes, contribuindo para melhorar o desempenho dos profissionais e a performance dos negócios”, afirma Tonny Martins, Gerente Geral da IBM América Latina em seu artigo publicado no início de 2021.

“Sairão na frente as companhias que escalarem o valor de seus dados com a IA para se tornarem o que chamamos de empresas cognitivas, que são aquelas que aplicam inteligência, automação, segurança e capacidade de predição em seus negócios para ganhar produtividade e melhorar a experiência de seus clientes”, completa o executivo.

O IBM Talk’n’Labs é o maior evento de tecnologias inovadoras para comunidade técnica da IBM Brasil. Para se inscrever, basta acessar o site especial do evento (ibm.biz/talknlabs) e preencher o cadastro.

Saiba mais clicando aqui!