Um estudo conduzido pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, detectou que Alexa, Google e outros smart speakers podem ser uma ótima ferramenta voltada para a saúde dos usuários. As caixas conseguem monitorar batimentos cardíacos à distância. Os pesquisadores criaram um sistema alimentado por inteligência artificial que, se vier a ser implementado, trará a telemedicina para o quarto de todo mundo.

O estudo utilizou a tecnologia de sonar para captar as vibrações próximas à parede torácica. O aparelho emite sinais de áudio, que depois são analisados por um algoritmo para identificar os padrões de batimento . Outro algoritmo é então aplicado para determinar o tempo entre dois batimentos cardíacos. Esses intervalos entre batimentos permitem que médicos avaliem o funcionamento do coração.

O sistema elimina a necessidade do paciente utilizar acessórios como smartwatchs, pulseiras inteligentes ou monitores.

E nem vai ser necessário comprar novos smart speakers para ter esse benefício. A função pode ser oferecida em uma atualização de software. Segundo os pesquisadores, os resultados dos primeiros testes foram surpreendentes.