Um novo equipamento sendo testado pelo exército dos EUA pode dar aos soldados no campo de batalha “superpoderes” como a capacidade de enxergar na escuridão absoluta, ver através de paredes ou mesmo ter uma visão aérea de um local sem ter que deixar o solo.

Batizado de IAVS, Sistema Integrado de Visão Ampliada, ele é composto por óculos que cobrem o campo de visão do soldado com um sistema de sete câmeras montado sobre as lentes.

Os óculos também podem se conectar ao sistema de câmeras externas de veículos blindados. Os soldados a bordo podem acompanhar tudo o que acontece no exterior e ver “através das paredes” do veículo sem que tenham que se expor.

Da mesma forma, podem mostrar o mapa de um local, imagens da câmera de um drone sobrevoando o campo de batalha ou a visão de uma câmera na luneta de um rifle, permitindo que um soldado faça um disparo sem que tenha que deixar a cobertura.

publicidade

O IAVS pode dar aos soldados visão noturna e sobrepor à imagem informações em tempo real, como um mapa do local onde estão com a posição de forças aliadas e inimigos.

O exército norte-americano está tão confiante na eficácia do aparelho que quer gastar mais de um bilhão de dólares para comprar 40 mil unidades, uma para cada soldado norte-americano nas linhas de frente. Resta saber se o congresso deles vai concordar com essa conta…