Após três anos de filmagens em diferentes partes do planeta, o documentário ‘O Segredo das Baleias’ está perto de ser lançado. A série produzida por James Cameron e narrada por Sigourney Weaver, ambos conservacionistas, estará disponível no dia 22 de abril, na plataforma de streaming Disney+. Nesta quinta-feira (11), o trailer foi divulgado.

A série do National Geographic, que tem canal dentro da plataforma do Mickey Mouse, é dividida em quatro partes. O documentário, que abre espaço na cultura das baleias, mostra cinco diferentes espécies do mamífero marinho: orcas (que na verdade são golfinhos), jubarte, belugas, narvais e cachalotes.

Entre as observações, percebeu-se que as baleias estabelecem amizades que perduram por toda a vida, repassam o legado e as tradições do clã aos seus filhotes e sofrem profundamente a dor da perda de um ente querido. A investigação na vida desses animais ficou a cargo de Brian Skerry, explorador e fotógrafo do National Geographic.

Pessoa com roupa de mergulho desamarra orca, que é um golfinho.
As orcas, erroneamente conhecidas como baleias, são uma das espécies observadas no documentário. Imagem: Disney+/Divulgação

Ele testemunhou, ao longo de três anos, em 24 lugares diferentes no mundo, habilidades de comunicação e a estrutura social dos bichos marinhos. Assim, o documentário traz novos dados científicos e novas tecnologias para divulgar a cultura dos cetáceos.

publicidade

LEIA MAIS:

A data escolhida também é significativa. O dia 22 de abril é quando se comemora o Dia da Terra. A data foi criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 1970, como momento educativo para questões ambientais.

A série da Disney+ tem trilha sonora composta por Raphaelle Thibaut. O documentário ‘O Segredo das Baleias’ é produzido pela Red Rock Films. Brian Armstrong e Shannon Malone-DeBenedictis integram a produção executiva pela companhia, com Pamela Caragol no cargo pela National Geographic e James Cameron e Maria Wilhelm na mesma função, pela Earthship, que ainda tem Kim Butts como produtor associado.