Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (11), a Apple informou o início da montagem da linha iPhone 12 na Índia. Os celulares serão montados na fábrica da Foxconn no país, localizada no estado de Tamil Nadu, segundo fontes da Reuters. A Apple, por si, não revelou qual será o fornecedor oficial, e a Foxconn não comentou o assunto.

A fabricação de produtos da Apple na Índia começou em 2017 por meio do fornecedor Wistron. Em 2020, a companhia também iniciou a produção do iPhone SE (2ª geração) no país. A mudança acontece em meio à disputa comercial entre Estados Unidos e China, que já aplicou sanções em companhias como a Huawei e DJI.

“Estamos orgulhosos de iniciar a produção do iPhone 12 na Índia para nossos clientes locais”, diz o comunicado da empresa. No Twitter, o ministro de tecnologia da Índia, Ravi Shankar Prasad, disse que “é bom ver que nossos esforços para tornar a Índia um grande centro de fabricação de componentes e dispositivos móveis está atraindo atenção global”.

Apple iPhone 12 Pro: traseira e câmeras.
“Isso [a fabricação da linha iPhone 12 na Índia] vai criar empregos em grande número”, disse o ministro indiano. Imagem: Apple/Reprodução

Apple espera crescer na Índia

A Apple vem tentando expandir suas operações na Índia, que é o segundo maior mercado de celulares do mundo. No último ano, segundo dados da IDC, o mercado indiano registrou uma queda de 1,7%, mas comercializou 150 milhões de unidades de dispositivos móveis.

publicidade

As cinco maiores fabricantes do país, em termos de participação de mercado, são a Xiaomi, Samsung, Vivo, Realme e Oppo. A Apple, que teve um crescimento de 93% em vendas no país no último ano, fechou 2020 em sétimo lugar.

Também de acordo com a Reuters, a Apple deverá mover a fabricação de alguns modelos do iPad e MacBook da China para o Vietnã. Os tablets da companhia também deverão ser montados na Índia.

Fonte: Reuters